Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rua do Patrocínio

Escrever sobre a Rua do Patrocínio tem um significado especial para mim. Além do significado histórico relacionado à história de Itu, do Colégio, do Voiron etc., foi lá, nessa rua, que cresci. Na verdade pertence a ela imensa parte das lembranças de minha infância.

Foi lá que recebi as primeiras demonstrações de afeto e aprendi o significado de uma vida em família. E, ainda hoje, é lá que dorme boa parte da saudade que sinto desse tempo.

Mas, voltando à História, a Rua do Patrocínio tem como principal referência a Igreja, o Colégio, o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, além do Salão da Imaculada, que juntos, formam um admirável conjunto arquitetônico. Termina na conjunção com o conhecido “morro do teatro”.

Seu nome homenageia Nossa Senhora do Patrocínio, devoção de origem espanhola, cuja invocação tem origem na festa do “Patrocínio de Nossa Senhora”. Foi nos extensos domínios de Felipe IV que ela começou a ser venerada e celebrada, após autorização do Papa Alexandre VII, que a concedeu para ação de graças pelas vitórias obtidas pela Espanha contra os sarracenos.  

Em 1858as irmãs de São José de Chambéry chegaram ao Brasil para fundar, por solicitação do Bispo de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Melo, ituano, o primeiro colégio religioso feminino do estado de São Paulo, dedicado à educação cristã das jovens.

No dia 13 de novembro de 1859, segundo domingo do mês, consagrado a Nossa Senhora do Patrocínio, foi inaugurado, ao lado da igreja, o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, assumindo o cargo de Provincial, Madre Maria Teodora Voiron.

Comemorando o centenário da chegada das irmãs de São José ao Brasil, em 24 de outubro de 1958, a então Provincial Madre Maria Jacynta da Silva lançou a pedra fundamental da primeira faculdade de Itu, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio. E em 1971, assumindo a direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, Madre Maria Jacinta da Silva encarregou-se da responsabilidade de continuar a obra educacional de Madre Maria Teodora Voiron.

O Colégio do Patrocínio foi, por mais de 100 anos, o centro de referência na educação moral e cristã para crianças e jovens de todo o estado de São Paulo e do Brasil. E, certamente, cravou lembranças inesquecíveis na memória de jovens (hoje homens e mulheres feitos) que lá estudaram.

Comentários