SALA NA COPA - Brasil
Torcer para o Brasil é dever de todo brasileiro? Depende. Torcida não se discute. Dizer que a Seleção Brasileira é a melhor do mundo é ufanismo? Não. Trata-se de uma questão de retrospecto. Basta olhar para o passado e perceber porque somos literalmente o país do futebol.
Para facilitar, segue uma lista de motivos para acreditar sempre no êxito brasileiro em mundiais:
- É a única Seleção presente em TODAS as 19 edições da Copa do Mundo;
- É a única Seleção pentacampeã da história da competição;
- Em 18 edições, chegou às finais 7 vezes;
- Ficou entre os 8 melhores times em 15 ocasiões;
- Ficou entre os 4 melhores times em 10 ocasiões;
- Não passou das oitavas-de-final em apenas 3 oportunidades (1934, 1966 e 1990);
- Foi vice-campeã em 2 oportunidades;
O retrospecto não mente jamais: o futebol foi pensado pelos ingleses, mas sempre foi jogado pelo Brasil. Além disso, a Seleção Brasileira fez sua melhor campanha em eliminatórias nesta preparação rumo à Copa do Mundo da África do Sul.
O mérito é todo do técnico Dunga. Historicamente, nenhum outro treinador preparou tão bem o time para o mundial. Em 18 jogos foram 9 vitórias, 7 empates e 2 derrotas. Ao todo foram 33 gols marcados e 11 sofridos. Dos tentos feitos, o artilheiro do time foi Luiz Fabiano: marcou 19 gols.
Somadas as conquistas da Copa América e da Copa das Confederações, está explicado porque o Brasil permanece no topo do ranking da FIFA como o melhor time do planeta. Explicado está, também, porque acredito que temos grandes chances de conquistar o hexacampeonato.
Entretanto, futebol é futebol. Não se faz apenas com retrospectos. Não se faz apenas com resultados passados. O melhor time do momento pode sucumbir de repente, por uma simples falha. E isto é o que traz emoção ao esporte.
Meu palpite para o Grupo G é: Brasil, Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte.
- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!