SALA NA COPA - Camarões
Estreante na Copa do Mundo de 1982, a Seleção de Camarões vai agora para sua sexta participação na competição. Ficou de fora na última edição e foi uma ausência sentida. Como todo time africano, joga mais com alegria do que competência. Porém, vem evoluindo a cada ano.
Na fase de classificação para a Copa da África do Sul, a Seleção de Camarões não teve dificuldades. Tanto é que obteve 80% de aproveitamento nas partidas que disputou.
Foram 23 gols marcados e apenas quatro gols sofridos, demonstrando um bom setor defensivo. O jogador fundamental para a boa fase camaronense é o mesmo responsável pela artilharia do time: Samuel Eto’o, com nove gols.
Com apenas 28 anos, o atacante da Internazionale de Milão vai para a Copa com moral alta, após ajudar o time a conquistar recentemente a Champion League. Até agora ele já marcou 41 gols pela Seleção de Camarões.
O ídolo dos camaronenses ainda é o inesquecível Roger Milla, atacante que na Copa de 1990, realizada na Itália, quebrou um recorde ao se tornar o jogador mais velho a marcar gols numa Copa do Mundo. Na época ele tinha 38 anos.
A Copa de 1990, aliás, foi a que trouxe melhor resultados para a Seleção de Camarões nas cinco vezes em que participou da competição. Naquele ano o time ficou em 7º lugar na classificação geral.
Foi uma proeza. Na partida de estreia, venceu nada menos que a Argentina, por 1 a 0. Os hermanos tinham ganhado a Copa anterior e defendiam então o título. Camarões terminou em primeiro lugar na fase de grupos e foi até as quartas-de-final, onde acabou perdendo para a Inglaterra por 3 a 2.
Com a volta de Camarões este ano, fica-se esperando que surpresas possam se repetir, para alegria dos torcedores.
- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!