Uma rodada de definição
Todos reclamam do formato do Campeonato Paulista - com justiça - mas a última rodada da competição foi emocionante, e isso não dá pra negar. A briga foi diluída em três partes da tabela: entre os já classificados para a próxima fase, na disputa pela vaga na Série D e para fugir do rebaixamento.
Na parte de cima
Os oito classificados para as quartas-de-final já tinham sido definidos há algumas rodadas, mas ainda brigavam para determinar o mando de campo na próxima rodada.
O Corinthians, jogando com uma equipe praticamente reserva (apenas o titular Chicão jogou), se deu bem e venceu por 2 a 1 a Ponte Preta em Campinas.
Esse resultado, somado a derrota do São Paulo pelo mesmo placar para o Linense, colocou o Timão em primeiro lugar na primeira fase, o que dá o direito ao alvinegro de disputar todos os jogos seguintes no Pacaembu.
A derrota do tricolor, além de deixá-lo em segundo lugar, impediu um recorde histórico: caso o SPFC vencesse em Lins, chegaria a 12 vitórias consecutivas, feito inédito.
Na Baixada Santista, vitória fácil do centenário Santos por 5 a 0 sobre a já rebaixada Catanduvense. E com direito a show de Neymar, Ganso e Borges!
Já o Palmeiras decepcionou. Jogando em São Paulo, o alviverde apenas empatou com o também já rebaixado Comercial e ficou fora do G-4, ou seja, vai jogar a segunda fase fora de casa.
Os confrontos das quartas-de-final ficaram assim (datas, horários e locais das partidas serão definidos na manhã do dia 17/04):
Corinthians X Ponte Preta
Guarani X Palmeiras
São Paulo X Bragantino
Santos X Mogi Mirim
Disputa pela Série D
Mirassol, Oeste, Ituano e Paulista sonhavam com a vaga no torneio nacional. O time de Jundiaí fez a parte dele e venceu o Bragantino por 2 a 0.
No meio disso tudo, um confronto direto: Oeste e Ituano. O galo até começou bem e saiu na frente. Mas a "síndrome dos 2 a 0" atacou de novo e o rubro-negro de Itu levou a virada do rubro-negro de Itápolis, 4 a 2.
Porém, esses jogos em nada interferiram na disputa pela vaga remanescente na Série D, pois o Mirassol venceu a Portuguesa por 4 a 2 e garantiu presença na competição da CBF.
Pesadelo do rebaixamento
Guaratinguetá, Catanduvense e Comercial já estavam rebaixados. Faltava definir um "felizardo" para disputar a Série A-2 do Paulistão em 2013. E não faltava candidato: Botafogo-RP, XV de Piracicaba e Portuguesa disputavam com unhas e dentes quem seria o 4º pior participante da competição.
O time piracicabano somente empatou com o Mogi Mirim fora de casa por 2 a 2. Precisava torcer por outros resultados.
A Portuguesa também. A já citada derrota para o Mirassol deixou a equipe da capital em situação desesperadora. E o pior aconteceu.
No apagar das luzes, Clebinho marcou o gol da vitória do tricolor de Riberão Preto sobre o Guarani por 2 a 1, culminando com o rebaixamento da Lusa.
Justo a Portuguesa, recém-promovida para a Série A do futebol nacional, digna da alcunha de "Barcelusa".
O futebol é mesmo uma caixinha de surpresas...