Colunistas

Publicado: Terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Vira virou

Vira virou
Não chore mais, pequena tricolor: o Flu se salvou!

Numa manobra que só era comum até o final da década de 1990, o Fluminense conseguiu escapar do rebaixamento para a Série B do futebol nacional. Mais uma vez ocorreu a chamada "virada de mesa". No lugar do time carioca quem cai é a Portuguesa, que escalou para a última rodada do Brasileirão um jogador irregular – o meia Héverton. Com isso, a Lusa foi punida com a absurda perda de quatro pontos (o conquistado no empate contra o Grêmio mais três) e vai ter que jogar a Segundona em 2014.

Mas qual a culpa do Fluminense nisso tudo, pode perguntar o torcedor mais ingênuo. A culpa é levar adiante um processo desse tipo. O torcedor brasileiro está cansado de ver artifícios dos chamados grandes do futebol para se safar. Não é mais tolerável que, ainda mais às vésperas de sediar uma Copa do Mundo, nosso país veja seu principal campeonato sendo decidido nos tribunais e não no campo de jogo!

Tenho respeito pela tradicional instituição Fluminense, mas o torcedor comum está perdendo o que resta. Beneficiado em várias oportunidades pelo chamado “tapetão”, o time vai manchando sua longa história de conquistas. Seria mais bonito – apesar de saber da impossibilidade disto ocorrer – que o presidente Peter Siemsen batesse no peito e dissesse: “vamos pagar a B com gosto”. Ah, que bom seria...

Camisa da discórdia

Lançada no dia 13 de dezembro, a nova camisa do Ituano já está dando o que falar. Apesar da volta das listras, o torcedor do Galo insiste na falácia de que a “tradição deve ser respeitada”. Concordo em partes com isso. Uma coisa seria mudar as cores do manto rubro-negro ou mesmo mudar o nome do clube. Outra é apostar em um desenho diferente. E, visto que o time é vestido pela Kanxa, é até legal ver que o design do fardamento mude a cada ano. Tem time pequeno que veste a mesma camisa há anos!

Novidades no Galo

Além da camisa, o Galo de Itu apresentou uma série de novidades. Uma delas é a TV Ituano, que mostrará o dia a dia do clube, gols, matérias especiais e tudo mais. Achei bem bacana a ideia, mostra que o clube vai aos poucos se profissionalizando. Só espero que não seja um daqueles projetos que param no meio. Outra novidade foi o site oficial, que foi repaginado e passou a facilitar o trabalho da imprensa (ufa!).

Mas a principal novidade - não tão nova assim - foi o passaporte de ingressos para o Paulistão 2014, que seguirá no mesmo formato do comercializado neste ano. Com um preço acessível, o torcedor poderá adquirir os ingressos para todos os jogos do Galo no Estádio Novelli Júnior e ainda ganha uma camisa oficial. Pena que a camisa só será entregue a partir de 20 de janeiro, porque a Kanxa está de férias coletivas...

Comentários