Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Você e o Verão

Todo final de ano é a mesma história: as pessoas ficam preocupadas em entrar em forma para a nova estação que se aproxima. É VERÃO e parece que algum vírus esta à solta no ar e anda contaminando tudo e todos. Mas infelizmente o período de contágio é muito curto e parece atingir principalmente o cérebro, afetando a capacidade de raciocínio das pessoas, que sonham em melhorar o visual a qualquer custo.
Custo este muito alto, pois os malefícios são muito maiores que os benefícios. A sobrecarga a qual o organismo é submetido é muito intensa em relação ao curto espaço de tempo para que ocorra tais alterações.
Cabe aqui esclarecermos que não existe nenhuma alteração do corpo, sem que antes ocorra uma melhora na aptidão física. Inicialmente, é necessário condicionarmos essa pessoa, melhorando sua capacidade aeróbia, o que é conseguido através de atividades cíclicas (caminhada, corrida, ciclismo, natação). Paralelamente, necessitamos melhorar a resistência de nossos músculos (membros inferiores, superiores e tronco), assim como aprimorar a coordenação intra e inter-muscular .
Pronto, após mais ou menos 3 a 4 meses, você estará apto para iniciar um programa mais direcionado aos seus objetivos, o qual, provavelmente, se estenderá por mais 4 meses. 
Logicamente que você leu naquela revista um artigo milagroso, do professor fulano de tal, que promete colocar você em forma em 3 semanas e ainda perder peso. Só esqueceram de publicar o nome do antiinflamatório que você deve tomar e o nome do fisioterapeuta para cuidar das lesões, que certamente o acompanharão.
O verão chegou, é uma ótima oportunidade para você se programar para o próximo, sem dores musculares, lesões, com muita paciência, disposição e determinação.
Comentários