Colunistas

Publicado: Domingo, 25 de setembro de 2011

Você fala 'Baleez'

Crédito: www.ciadomar.com Você fala 'Baleez'

Na Costa do Descobrimento existem muitas surpresas agradáveis! Uma delas eu descobri indo visitar as Baleias Jubarte no seu habitat natural.

Esse tipo de passeio é chamado de “Turismo de Observação de Baleias” e acontece em vários pontos do mundo. Inclusive tínhamos à bordo um argentino que não estava conseguindo realizar as observações no seu país devido a fumaça do vulcão chileno, que prejudicou demais o turismo por lá.

As baleias que migram para essa costa são as Jubarte. Elas vêm ter seus bebês nas nossas águas mornas entre os meses de julho e novembro, vêm namorar, e as baleias mais novas vêm conhecer o trajeto da viagem para quando chegar sua vez de reproduzir.

Até chegarmos ao ponto onde elas se encontram, são uma hora e meia de viagem em alto mar. Quando a avistamos é incrível a sensação!

Seu nome científico é Megaptera novaengliae que significa “grandes asas da Nova Inglaterra”. É assim chamada por possuir grandes nadadeiras peitorais que as diferenciam de outras espécies. Outra característica diferencial é sua cauda, pois cada uma possui uma cauda diferente, que podemos chamar de impressão digital da baleia.  Eu não sabia que elas não possuem dentes, mas sim uma espécie de barbatana que utilizam para filtrar seus alimentos, sendo seu preferido o camarão “krill”.

Elas passam o verão na Antártida, se alimentando desse tipo de camarão que só existe por lá, depois viagem por 2 meses até chegarem aqui.

O incrível é que, após terem os bebês, a amamentação é feita da seguinte forma: elas expelem o leite no mar, que devido a sua densidade não se mistura com a água, é quando os bebês se alimentam. Não é incrível do que a natureza é capaz?  

Passeio recomendadíssimo! A bióloga Thais Melo é quem dá todas as informações durante o passeio, super bem explicado.

No site www.ciadomar.com vocês podem escutar o canto das baleias, que eu tive o privilégio de ouvir ao vivo! Parece um sonho, é emocionante!

Outra curiosidade: no momento em que elas dão aquele salto e esguicham um tipo de “água”, onde os desenhos animados ilustram as baleinhas esguichando água? não é bem água, a bióloga explicou que é o ar que sai do pulmão delas e se condensa formando gotículas, por isso achamos que é água.

Enfim, são criaturas incríveis, que merecem nosso respeito o tudo o que pudermos fazer para ajudar na preservação da sua espécie.

Que tal agendar e divulgar esse programa especial feito por aqui? Afinal as baleias que nascem são legítimas brasileiras e ainda por cima baianas!

Comentários