Publicado: Sexta-feira, 6 de abril de 2012
07 de abril - Dia Mundial da Saúde. Cuide-se!
Leia nove entrevistas com especialistas de diversas áreas!
Deborah Dubner
Por Deborah Dubner
Tranquilidade, sono, alimentação, exercícios físicos, emoções positivas, práticas saudáveis, prevenção... Tudo isso faz parte dos estudos, conversas e atitudes das pessoas que procuram cuidar da saúde. Mas nada disso é simples! O mundo contemporâneo muitas vezes caminha na direção contrária: sugere um consumo desenfreado, seduz com propagandas de produtos nocivos, veicula programas nada construtivos e afoga as pessoas com informações e obrigações. As crianças correm menos, as mochilas pesadas machucam a coluna, os antidepressivos estão em alta, a obesidade é hoje uma epidemia mundial, o excesso de computador pode gerar síndromes visuais, entre outras. O que fazer?
Falar de saúde hoje é percorrer um caminho ilimitado, cheio de nuances, que termina em um lugar comum: equilíbrio. Estudos comprovam que o homem precisa aprender a integrar corpo, mente, emoção e espírito, para encontrar o verdadeiro equilíbrio. É nesse lugar que a saúde habita. Mas não é fácil atingir esse ponto de chegada. É necessário treinar todos os dias, informar-se, ter abertura para aprender coisas novas, mudar hábitos e ter disciplina. Desenvolver uma prática saudável é tarefa para o resto da vida.
Em 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e Nutrição. E em 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Em homenagem a estas datas, a equipe do Itu.com.br entrevistou especialistas de diversas áreas, com o intuito de passar uma visão ampla do que significa cuidar da saúde nos tempos atuais. Nenhuma resposta encerra o assunto. Pelo contrário, essa reportagem serve para abrir o campo de consciência, para refletir e decidir onde cada um quer e precisa mudar. Afinal, cuidar da saúde é uma prática necessária para quem ama viver. Não é?
Leia as opiniões de especialistas que atuam na área de nutrição, odontologia, medicina, psicologia, Yôga, oftalmologia, terapias alternativas e educação física. Faça a sua reflexão e... Saúde!
Camila Camargo (nuticionista) - "Muitas pessoas acham que para se alimentar bem é necessário dinheiro. Claro que o mesmo ajuda, mas isso não impede da pessoa conseguir os alimentos mais baratos e que são os melhores: verduras, legumes e frutas.” Leia mais!
Carla Mader (instrutora de Yôga) – “Se respiro melhor, proporciono ao meu organismo mais ferramentas para manter-se saudável, administrar o stress, relaxar, combater doenças, pois ocorre um up grade no sistema biológico.” Leia mais!
Claudia Meirelles (médica) – “Saúde não é a ausência de doença. É muito mais: é equilibrio, boa alimentação, boas relações, vida sustentável". Leia mais!
Jamil Aidar (psicoterapeuta) – “A dica mais importante é a da sinceridade consigo mesmo e com o outro, penso que a sinceridade no sentir e no transmitir sentimentos é uma das chaves para o bom relacionamento familiar”. Leia mais!
Marcio Linardi (educação física) – “Evite competição com amigos. Isso existe com frequência e atrapalha muito, fazendo a pessoa passar dos seus limites”. Leia mais!
Marco Maida (psicólogo) - “Cuidar da saúde, nos dias de hoje, significa simplesmente fazer o contrário de quase tudo o que se lê ou se vê na mídia oficial.” Leia Mais!
Milton Raymundini (odontologista) - “Dentro da Odontologia existem inúmeras especialidades, mas aconselhamos ter o seu clinico geral,
Comentários