18 de outubro - Dia do Médico
Leia depoimentos de médicos sobre a profissão.
Deborah Dubnerpor Deborah Dubner
18 de outubro é o Dia do Médico. O itu.com.br homenageia esse profissional que escolheu cuidar de vidas das mais diversas formas.
Escolher a medicina é apenas o primeiro passo, que abrange centenas de possibilidades. Criança? Idoso? Prevenção? Saúde pública? Homeopatia? Clínica geral? Cirurgia? Coração? Oncologia? As especialidades são inúmeras. Mas independente da escolha, o médico nunca deve se esquecer do lado humano do seu paciente.
Para refletir, você pode ler um estudo feito em 2007 pelo Conselho Regional de Medicina de SP sobre o novo perfil do médico. Pode também - e deve - conhecer um projeto humanitário chamado Médicos Sem Fronteiras, que certamente vai emocionar e mexer com suas crenças sobre a vida, o amor e o sofrimento.
Além disso, nossa equipe convidou muitos médicos de Itu e região para contarem um pouco sobre a experiência desta escolha. Afinal, o que é ser médico? Como esta profissão se traduz no dia a dia? Quais são os desafios, alegrias e tristezas?
Leia os depoimentos!
Dr. José Carlos Safi - "Lembrei-me do médico intensivista que cuidou de meu avô na ocasião de seu falecimento. Esse médico possibilitou que minha vida tivesse um delicioso cheiro de jasmim." Leia mais!
Dra. Norma Honda - "Quando entendi a Arte Médica como uma missão espiritual, passei a dedicar mais na prática da meditação transcendental, Tai Chi Chuan e alguns asanas da Yoga." Leia mais!
Dr. Ricardo Madeira - “O exercício da medicina permitiu que eu pudesse testemunhar a beleza do fenômeno chamado VIDA.” Leia mais!