Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 11 de maio de 2012

Acupuntura - Tratando a energia do corpo

Técnica utiliza finíssimas agulhas para ajudar a prevenir e tratar doenças

Crédito: Arquivo do Itu.com.br Acupuntura - Tratando a energia do corpo
A acupuntura utiliza finíssimas agulhas inseridas em pontos específicos no corpo, para prevenir e tratar doenças

Por Jéssica Ferrari

É considerando que as pessoas possuem dois corpos, um físico e um corpo de energia, que a acupuntura busca tratar seus pacientes. Para a técnica, toda doença se inicia no corpo de energia e se não for tratada vai evoluir e agredir o corpo físico e psíquico. “A acupuntura tem como objetivo principal estabelecer o equilíbrio global da saúde, proporcionando qualidade de vida”, explica o Dr. Rafael Tatonetti, especialista em acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) e proprietário do Instituto Dr. Rafael Tatonetti.

A acupuntura é uma técnica vinda da medicina tradicional chinesa, que utiliza-se de finíssimas agulhas inseridas em pontos específicos no corpo, para ajudar a prevenir e tratar doenças. Segundo o portal da ABA, podem ser utilizados neste processo agulhas, ventosas, massagens e até calor proveniente da queima da moxa, preparada a partir da erva artemísia (moxabustão).

As agulhas podem até, em alguns casos, permanecer na pele do paciente no período de uma sessão e outra. “A utilização das agulhas tem como finalidade principal estimular os pontos de acupuntura existentes no corpo humano”, afirma Tatonetti.

Para a ABA, além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. “Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida”, esclarece o portal. Controle e alívio parcial ou total de dores crônicas, controle e diminuição da ansiedade, melhora na qualidade do sono, controle e diminuição da famosa TPM e outros são tidos como benefícios da acupuntura. “Se enumerarmos os principais benefícios da técnica, precisaríamos de pelo menos umas dez páginas de sulfite”, brinca Tatonetti.

O tratamento de acupuntura pode ser realizado em qualquer idade, mas antes é preciso passar por uma consulta com o acupunturista para realizar uma análise chamada de diagnóstico pulsológico. Só então serão planejadas as sessões. “O diagnóstico pulsológico é uma técnica da medicina tradicional chinesa que é feito através do contato dos dedos do acupunturista com os dois punhos do paciente, tendo como finalidade detectar as doenças do corpo energético e também definir quais os pontos que devem ser utilizados para o tratamento”, conta o doutor.

As sessões de acupuntura têm em média de 20 a 30 minutos. “Após a limpeza da pele com álcool a 75º, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de quinze minutos”, elucida a ABA. Na acupuntura, segundo Tatonetti, não existe uma contra-indicação absoluta em pacientes gestantes ou cardíacos, porém cada caso deverá ser avaliado especificamente pelo acupunturista, quando poderá ser determinado uma contra-indicação parcial ou total de acordo com o quadro clínico e pulsológico do paciente.

Para a ABA, a procura pela técnica deve acontecer, de preferência, no início dos sintomas, pois quanto mais recente o problema, maior e mais rápida é a possibilidade de resolvê-lo. O tratamento também pode ocorrer paralelamente com outros, como fisioterapia e homeopatia, chegando até a ajudar na aceleração e facilitação dos processos terapêuticos. É assim que o professor de educação física, José Roberto Galvão busca acabar com as dores na coluna. O profissional faz o tratamento há um ano e meio, mas também segue outras alternativas, como o pilates. "O tratamento foi indicação do amigo Dr. Tatonetti, e está melhorando as dores", garante.

Com tantas peculiaridades e benefícios, a técnica é um convite para a saúde do corpo. Foi pensando assim que a auxiliar administrativa, Sandra Maria Silva, escolheu a acupuntura como tratamento para suas dores. "Eu optei pela acunpuntura, por ser um tratamento eficaz e sem utilização de medicamentos. Eu buscava um tratamento que fosse rápido e eficaz, em que ao mesmo tempo eu me sentisse mais aliviada com as dores na região cervical, já que o tratamento é feito direto nos pontos especificos do corpo", conta. Após cinco sessões, Sandra já conseguiu obter resultados positivos. "Melhorou muito [as dores], porém sei que o tratamento tem que ser contínuo", constata.

História

Prática milenar, a acupuntura teria chegado ao Brasil no fim do século passado, trazida na cultura dos imigrantes orientais. Com cerca de 5 mil anos de prática, o tratamento foi oficialmente utilizá-lo no país apenas na década de 50, pelo fisioterapeuta e massoterapeuta, Frederico Spaeth. O profissional ainda foi responsável por formar novos acupunturistas.

Apesar de muitas pessoas ainda desconhecerem a prática, a acupuntura se espalha aos poucos pelo país e já se mostra uma alternativa eficiente a muitas doenças. Então que tal deixar o medo das picadinhas de lado e experimentar o poder da medicina chinesa?

Comentários