Publicado: Quinta-feira, 2 de abril de 2009
Educação de Salto conhece as Danças Circulares
Cerca de 70 educadores da EJA conheceram e gostaram!
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
No dia 20 de março, a Secretaria de Educação de Salto ofereceu aos professores, coordenadores e diretores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) uma vivência com Dança Circular.
O objetivo da atividade foi apresentar a ferramenta enquanto instrumento de aprendizagem, desenvolvimento e união de equipe. No contexto educacional, as Danças Circulares mostram-se excelente como apoio transdisciplinar, pois desenvolvem todas as inteligências (espacial, musical, emocional e outras), complementando o estudo de matérias como História, Geografia, Matemática, Educação Física, Artes e demais.
É também um caminho que promove de forma simples e lúdica a interação entre as pessoas, o reconhecimento do potencial de cada um e do coletivo, a compreensão e acolhimento amoroso das diferenças e, principalmente, a percepção de que todos fazemos parte de um Todo e somos co-responsáveis pelos processos vivenciados na comunidade escolar e responsáveis pelos nossos processos de vida pessoal.
Durante 2 horas, participaram cerca de 40 profissionais, que aprenderam diversas danças da Europa, América do Sul e Brasil, de forma integrada e lúdica. Ao longo da atividade, as focalizadoras Arlenice Juliani de Oliveira e Vaneri de Oliveira (do grupo Semeiadança) foram apontando as correlações entre a experiência vivida na roda e o dia a dia da educação, nos aspectos emocional, intelectual e físico que fazem parte da aprendizagem.
Uma avaliação final preenchida por 37 participantes mostrou aprovação total da atividade e interesse em continuidade. A Secretaria de Educação de Salto está avaliando a viabilidade desse trabalho em maior profundidade, para capacitar os professores a utilizarem essa poderosa ferramenta em sala de aula.
A atividade foi organizada por Valéria Monteiro e Deborah Dubner, que estão difundindo a Dança Circular em Itu e região.
Deborah Dubner / www.itu.com.br |
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