Emagreça com saúde! Confira dicas para seu bem estar em 2014
Profissionais indicam exercícios e alertam para os riscos.
André RoedelPor André Roedel
O verão está chegando e com ele a preocupação de homens e mulheres com o corpo. Como esta época do ano é repleta de viagens, praia e festejos, ninguém quer fazer feio na hora de colocar o biquíni ou a sunga, por exemplo. Com isso, após o fim do inverno as academias começam a receber mais alunos em busca do “corpo perfeito” – inclusive alguns que querem emagrecer a todo custo, muitas vezes sem se importar com a saúde.
É aí que reside o grande problema. Na ânsia de definir o corpo e perder os quilos conquistados em um grande período sem exercícios físicos, muitos optam por treinos sem o devido acompanhamento e apelam para dietas milagrosas. O resultado dessa combinação é, muitas vezes, devastador com a saúde da pessoa. Por isso é importante que se procure orientação de profissionais que tenham capacitação na área.
O educador físico é recomendado nestes casos, pois é ele quem indica ao aluno a carga de exercícios que o mesmo suporta e quais os mais indicados para o emagrecimento saudável, por exemplo. Pensando nisso, academias de Itu como o CAT - Centro de Avaliação e Treinamento, CTE7 - Centro de Treinamento e Esporte, Fama Fitness e Summer Fitness apostam na excelência de seus professores e no acompanhamento.
Leia mais
>> Especialista em Treinamento do CAT dá dicas de emagrecimento
>> Com grande estrutura, CTE7 é opção pra quem busca treinamento
>> 'Não há queima de gordura rápida', afirma professor da Fama Fitness
>> Summer Fitness aposta em sistema periodizado e ambiente agradável
Trabalho em longo prazo
Os profissionais das quatro academias citadas são unânimes: emagrecer leva tempo, não acontece de uma hora pra outra. É claro que existem pessoas com mais facilidade de perder peso (assim como há aquelas que têm mais dificuldade), mas no geral é um trabalho que precisa ser pensado em longo prazo, aliando hábitos saudáveis e comprometimento na rotina de treinos.
“Eu recomendo que tenha um trabalho aeróbico, pensando na parte da saúde, desenvolvimento das capacidades respiratórias, cardíaca etc. Isso vai ajudar a emagrecer? Vai, mas é em longo prazo”, explica Juliana Bellani, bacharel em Esporte e especializada em Treinamento pela USP, profissional do CAT, que associa esse tipo de exercício à musculação e pilates para reforçar articulações e musculatura.
Para Lineu Leite, personal trainer do CTE7 e graduado pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (FEFISO), o emagrecimento é conquistado com a combinação de treino, dieta alimentar e tempo. “Em nenhum trabalho você atinge resultados imediatos. Então você primeiro adapta o aluno e após isso vem a evolução do treino”, comenta o profissional.
“Não há queima de gordura rápida. Existe um trabalho em longo prazo e correto”, afirma José Adilson Nunes, também graduado pela FEFISO e professor da Fama Fitness Academia. Para ele, o correto seria perder até dois quilos por mês e isso só é conquistado com mudanças de hábitos alimentares e físicos.
Musculação como aliada
A musculação também é indicada para o emagrecimento, informa Renato Michetti, professor da Summer Fitness Academia e também graduado pela faculdade sorocabana. Muitos alunos acabam desistindo de frequentar a academia por não ver o peso na balança diminuir ou, em alguns casos, até aumentar. Porém, isso só indica que o mesmo está queimando gordura e ganhando a chamada “massa magra”.
“O aluno tem que fazer musculação, ele tem que ganhar massa muscular e entender que o que ele está pesando não significa que está gordo”, comenta. Michetti complementa dizendo que a combinação das atividades aeróbicas (como a esteira) e anaeróbicas (no caso a musculação), resulta no emagrecimento.
Cuidado com os excessos
Tudo em excesso na vida é prejudicial, até mesmo musculação e exercícios físicos. Os profissionais alertam para que o treinamento seja regulado de acordo com a resposta de cada aluno, para evitar uma carga desproporcional sobre ele. O exagero nos treinos pode até resultar em novos problemas, como lesões musculares ou, em casos extremos, chegar à vigorexia, que ocorre quando o desejo por um corpo musculoso se torna uma obsessão.
“O que a gente fala para o aluno é: ‘venha atrás da saúde, a estética vai te acompanhar’”, comenta Michetti. Muitos dos casos de vigorexia acontecem por conta de uma disputa nada saudável entre alunos, que querem ter corpos mais definidos e musculosos. Para acabar com essa mentalidade, além dos conselhos dos professores, as academias também apostam em bons ambientes.
Ambiente agradável
Muitas são as desculpas para não se matricular em uma academia. A falta de tempo é uma delas, assim como a falta de disposição. Mas uma das principais justificativas usadas pelas pessoas é a falta de companhia para treinar. É intrínseco da sociedade o sentimento de grupo, por isso os ambientes precisam ser receptivos inclusive àqueles que vão malhar sozinhos.
“A referência que eu tenho é que é um ambiente extremamente familiar. A gente se sente muito à vontade”, conta a fisioterapeuta Claudia Nucini, aluna do CTE7. O ambiente também pesou na escolha da médica veterinária Ana Luiza Alonso de Oliveira pela Summer Fitness. “Aqui é muito tranquilo, eles (professores) dão 100% de atenção”, comenta.
No CAT, que possui um público mais adulto, a receptividade também é um dos pontos principais e os alunos se sentem bem à vontade.
Deixe a preguiça de lado
Pra que ir à padaria da esquina de carro? Nada disso! Deixe seu veículo na garagem e caminhe. O mesmo vale para ir ao trabalho ou outros locais. A bicicleta também é uma grande aliada, além de ser uma excelente forma de recreação. Você vai ganhar qualidade de vida e ainda economizar com o combustível ou com a passagem de ônibus.
Alimente-se de forma saudável
Alimentos gordurosos são prejudiciais à saúde e devem ser evitados. Opte por acrescentar no seu dia a dia alimentos mais saudáveis, como legumes e verduras. O correto é que a alimentação seja regular e sem exageros. Outro cuidado é com os suplementos alimentares, que devem ser consumidos com indicação de nutricionista.
Procure profissionais qualificados
Existem muitas fórmulas e receitas mágicas pela internet, prometendo o tão sonhado “corpo perfeito” ou a eliminação rápida de gordura, mas isso não existe. O certo é você procurar um nutricionista para que ele receite uma dieta compatível com seu metabolismo e também procurar academias idôneas para realizar um treinamento correto na busca pela medida certa.
Tenha força de vontade
Muitos não acreditam no poder que a determinação e a perseverança têm na hora de emagrecer, mas elas são grandes aliadas. Quem busca perder peso e melhorar o condicionamento físico precisa perseverar – e isso significa mudar hábitos, manter uma rotina saudável e acreditar que é possível, sem desistir por não conseguir os objetivos rapidamente. Afinal, se você mesmo não crê que pode quem acreditará?