Guarany fecha parceria para combate a dengue em Itu
Centro de Controle de Zoonoses dará treinamentos na empresa.
Jéssica Ferrari
Equipamentos da Guarany destinados ao controle de pragas urbanas foram adquiridos pelo Condomínio Terras de São José, situado em Itu. O objetivo é proporcionar maior segurança aos condôminos por meio da qualidade e eficiência dos equipamentos da empresa.
“Com a aquisição desses equipamentos o condomínio passa a ter maior autonomia para tratar os focos da dengue. No caso de um surto de alguma endemia, por exemplo, a brigada estará apta a realizar a intervenção necessária”, explica o Gerente Comercial Técnico da Guarany, Walter Marini.
Paralelamente a esta aquisição, o Condomínio iniciou a formação de uma Brigada cuja responsabilidade será ajudar no combate aos vetores e que receberão treinamento da equipe técnica da Guarany e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itu, sobre como manusear os equipamentos, como e quando aplicar inseticidas e conceitos básicos sobre a prevenção da dengue.
A parceria é uma ação pioneira da Guarany, que conta com o apoio do poder público ituano e da administração do Terras. “Com o kit de equipamentos, o Condomínio terá mecanismos de ação mais rápida e assistida. A partir da implantação desse projeto, certamente outros condomínios de todo o Brasil, com problemas em comum, também seguirão o exemplo”, reforça Marini.
Para o Biólogo, Gilberto De Lucena, Coordenador do Controle de Vetores do CCZ de Itu a iniciativa é muito bem vinda. “A Prefeitura Municipal continuará desempenhando seu trabalho de prevenção e controle dentro do Condomínio, porém a chegada dos equipamentos e o treinamento da brigada tornam-se uma força auxiliar no combate a dengue”, esclarece.
Lucena considera que com a parceria a agilidade no controle dos focos do mosquito da dengue ficará ainda maior. “Com isso, podemos focar o trabalho em pontos específicos da cidade, que possuem maior número de casos de infestação”, destaca.
Fundado em 1975, o Condomínio Terras de São José é o primeiro loteamento fechado residencial urbano do Brasil, com área estimada de 175 alqueires e uma população flutuante de 3 mil pessoas, o que aumenta a possibilidade de exportação de vetores endêmicos.
Os equipamentos adquiridos pelo Condomínio são parte de um kit desenvolvido pela empresa que conta com Nebulizador Veicular a Frio, Nebulizador Costal, Nebulizador Elétrico a Frio, Pulverizador de Compressão Prévia e Pulverizador Costal de Alavanca 12L. No início do ano o Condomínio já havia adquirido da Guarany um Conjunto Pulverizador Pick up com tanque flexível de 250 litros, produto que também poderá ser utilizado no controle de carrapatos, pragas em geral e no combate a pequenos focos de incêndio.
Em 2013, Itu teve a maior epidemia de dengue de sua história, com 700 casos registrados. O exército chegou a reforçar o trabalho em pontos críticos da cidade disponibilizando 60 homens para atuar em conjunto com a equipe do serviço de Controle de Vetores. Em 2014, até o final do mês de maio, foram 50 casos, risco considerado controlado pelo CCZ.
Sobre a Guarany
Com mais de 90 anos de atuação no mercado, a Guarany é uma empresa 100% brasileira, com cerca de 360 colaboradores, localizada na cidade de Itu/SP. Exportando para mais de 60 países, consolidou-se no mercado internacional como um dos mais renomados fabricantes de máquinas para aplicação de defensivos agrícolas e de equipamentos, tanto para o combate aos vetores de endemias, como para incêndios florestais, em duas divisões de alta especialização. Além destas linhas, a Guarany se destaca no desenvolvimento de produtos para artesanato e tingimento industrial: corantes e auxiliares.
A empresa também possui certificações conferidas pela ISO 9001, ISO 14001 e por outros renomados institutos, o que confirma a sua busca contínua pela qualidade global com inovação tecnológica. Com a contribuição de várias gerações, a Guarany busca manter-se fiel a sua missão: garantir a satisfação dos seus clientes, colaboradores, acionistas e parceiros; buscar a melhoria contínua dos seus produtos, serviços, processos e práticas ambientais; respeitar as pessoas, o mercado e o Meio Ambiente e atender às legislações e ao código de ética. Por essa razão, conduz seu desenvolvimento dentro dos princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental.