Bem estar

Publicado: Terça-feira, 23 de outubro de 2012

O poder das cores na Primavera

Descubra os benefícios nutritivos dessa estação para a saúde

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br O poder das cores na Primavera
As flores comestíveis são opções saborosas para o período

Por Jéssica Ferrari

Considerada por muitos como a estação do amor, a primavera traz consigo muito mais que a desabrochar de lindas flores. A estação mais cheirosa do calendário também proporciona o consumo de frutas bastante nutritivas, como acerola, banana-maçã, laranja lima, Bahia e pêra, limão, maçã, melão, mexerica, morango, nectarina, pêra, caju, côco, goiaba e até jabuticaba.

“Elas [as frutas] são ricas em vitaminas, minerais e fibras, e são essenciais na prevenção de diversas doenças. Além disso, possuem sabor adocicado, muito apreciado por pessoas de todas as idades, podendo ser consumidas in natura e/ou como ingredientes de pratos doces e salgados”, afirma a nutricionista Gisele Bertone Bussaglia Tabaraci.

Benefícios das frutas para a saúde:

Abacaxi
Rico em vitamina A, C e em manganês: contém uma enzima, chamada bromelina, que pode ajudar na redução de inflamações. Também contribui para uma boa digestão.

Acerola
A rainha dentre as frutas ricas em vitamina C, promove a saúde do sistema imunológico, dos tecidos e pele.

Caju
Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns processos antiinflamatórios.

Framboesa
Rica em antocianinas, benéfica na proteção contra doenças cardiovasculares.

Goiaba
Rica em Vitamina A, C e do complexo B, auxilia na redução do risco de câncer e ataques cardíacos, aumento da resistência a viroses.

Jabuticaba
É rica em minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e magnésio, importantes para manter a rigidez da estrutura óssea e dos dentes. A fruta também é boa fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam a combater problemas de pele e o reumatismo.

Limão
Essa fruta, rica em Vitamina C, tem poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador.

Melão
Rico em Potássio, diurético, auxilia na circulação devido sua ação anticoagulante.

Mexerica
Rica em vitamina A, C e do complexo B, Possui um bom efeito diurético, sendo bom também para o funcionamento do sistema digestivo.

Morango
Rico em Vitamina C, evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes, e também eficiente contra infecções do fígado, da garganta e das vias urinárias".

As flores comestíveis

Provavelmente você estranharia uma couve-flor enfeitando um vaso em cima da mesa, ou então uma rosa com todo seu perfume, temperada em um prato. Mas sim, a cena não é só possível como é nutritiva. Segundo a nutricionista e colunista do site, Roberta Cassani, elas podem ser consumidas de diversas formas em preparações quentes, em combinações exóticas ou compondo uma salada. “As flores dão um sabor delicado nas preparações, um visual e aroma maravilhoso”, comenta.

No entanto, Gisele atenta para os cuidados na escolha das plantas. ”Existem flores que são tóxicas e podem ser nocivas a saúde. As permitidas devem ser de boa procedência, que tenha tido cultivo sadio, regado com água mineral, livre de agrotóxicos”, explica.

Principais flores que podem ser consumidas:

Amor Perfeito
As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido.

Anthirrinum majus
Para usar como guarnição ou enfeite.

Calêndula
Sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão.

Camomila
Consumida em chás. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis.

Capuchinha
Sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião.

Cravina
As pétalas são comestíveis e tem um sabor apimentado do tipo cravo-da-índia. Deve retirar-se a parte branca e amarga da base da pétala.

Girassol
Apenas as pétalas do Girassol são comestíveis. O pólen pode causar reações alérgicas a indivíduos susceptíveis.

Prímulas
As pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado.

Violetas
As pétalas das violetas têm um sabor doce e perfumado e podem ser consumidas frescas ou cristalizadas em açúcar.

O valor nutricional das flores comestíveis ainda é pouco conhecido, assim como a aceitação das mesmas por parte da sociedade. Apesar disso, Gisele afirma que elas possuem baixa caloria e alto teor de água em suas pétalas.

Um mix de cor, sabor e odor

A mistura das cores no prato pode encantar os olhos e o paladar. Para a nutricionista e colunista do site, Camila Camargo a receita é saudável, ainda mais porque a estação também oferece grande variedade de verduras e legumes, dentre eles beterraba, abóbora seca, mandioquinha, pimentão, acelga, agrião, almeirão, brócolis, couve, escarola, rabanete, repolho, couve-flor, espinafre.

Com tantas opções, a Primavera acaba se tornando um mix de cor, sabor e odor, que pode instigar a criatividade e diversificar a gastronomia. ”É aí que podemos ousar, sair das refeições habituais e provar essa combinação que, afinal de contas, deixará os pratos muito atrativos à visão, paladar e olfato”, conta Gisele.

O poder das cores na Primavera

Uma gostosa estação

No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e término no dia 21 de dezembro. A principal característica da estação é o reflorescimento da flora, e por isso a Primavera é considerada também a estação mais florida do ano.

Receita culinária por Roberta Cassani:

Salada colorida de flores e folhas
210 kcal/ pç
1 prato (mesa) de folhas diversas: alface americana, alface roxa, rúcula, radiccio
1 prato (sobremesa) de flores capuchinha
2 tomates
50g parmesão em lascas
2 colheres (sopa) de azeite
100g de mostarda dijon
1 limão siciliano
1 colher (sopa) de aceto balsâmico
1 colher (chá) de mel
Pimenta moída a gosto
Sal moderado

Modo de preparo: Em um bowl, adicione a mostarda em pasta, o mel, o aceto balsâmico, o suco do limão e o azeite e misture bem com um batedor manual, tempere com sal moderado e pimenta.

Monte a salada: Em uma saladeira ou pratos individuais coloque as folhas da horta, sobre as folhas arrume as fatias de tomate e as lascas de parmesão. Tempere com o molho de mostarda e por fim finalize com as flores.

Comentários