Sua beleza - Depilação impecável!
Descubra como se livrar dos pelos indesejáveis!
Jéssica FerrariPor Jéssica Ferrari
Para muitas mulheres os pelos são um incômodo, principalmente no verão, quando o corpo costuma ficar mais à mostra. Elas depilam as pernas, axilas, virilhas, costas e o que mais inventarem, afinal, ter uma pele lisinha é o desejo de todas. As brasileiras são as que mais aderem a essa técnica, tanto que nos Estados Unidos existe um método chamado “a brasileira”, que remove os pelos rigorosamente, permitindo o uso de biquínis mais estreitos.
Hoje em dia, os recursos para eliminar os pelos indesejáveis são muitos, mas é preciso cuidado para fazer a escolha certa, pois todos os métodos tem seus pontos positivos e negativos, afinal, arrancar os pelos do corpo não deixa de ser uma agressão à pele. “Cada pessoa se adapta melhor a um tipo de depilação, por isso você deve experimentar as que se adequem a sua necessidade e verá que estar depilada da maneira correta é mais eficaz!”, explica Mau2iane Moura, uma das fundadoras da Feminine Hair & Esthetics.
Para ajudar vocês leitoras a fazer essa escolha, o Itu.com.br perguntou à profissionais, tudo sobre as técnicas de depilação mais utilizadas nas clínicas e salões de estética de Itu. Confira:
Cera Quente
Segundo Mauriane, a cera quente é uma das técnicas de depilação mais conhecida no Brasil. “Ela é indicada para todo o corpo, mas deve-se atentar bastante para que ela seja descartada imediatamente após seu uso”, afirma. Nessa técnica a cera é aplicada no sentido do crescimento dos pelos, e é retirada no sentido contrário deles. Com o tempo, os pelos demoram mais a crescer e a sua quantidade diminui. Mas antes de encarar essa depilação é preciso verificar o comprimento dos pelos. “Eles tem que estar crescidos por pelo menos 15 dias, para ter o comprimento necessário para retirá-los, e após a remoção é indicado que se evite tomar sol por 24 horas”, explica a equipe do salão Chimini Cabeleireiros.
Cera Roll-on
A cera roll-on é uma depilação feita com a cera em temperatura levemente aquecida. Segundo a equipe do salão Chimini, ela se diferencia do método da cera quente apenas na forma como a cera é retirada. “A cera quente é mais grossa e na hora da retirada puxa-se a própria cera, depois de alguns segundos. Já na técnica do roll-on é colocado um papel sobre a cera e puxa-se pelo papel”, explica.
Cera com Algas
Nesse método a cera com algas marinhas aquece numa temperatura morna, e após a aplicação arranca o pelo pela raiz. Por isso Irene Siqueira Bergamo, esteticista responsável pela clínica Íris Estética, conta que para que essa técnica tenha sucesso, é preciso que os pêlos estejam grandes. “O processo é dolorido, por arrancar o pelo pela raiz, mas a vantagem é que o pêlo demora a crescer novamente”, argumenta. Para quem escolher esse método, Irene dá a dica: “Antes de fazer a depilação é bom fazer uma esfoliação, para que os pelos não encravem. Após o processo use um creme a base de camomila, que acalma a pele”, orienta.
Eletrolise
A eletrolise é um sistema de pinça elétrica, que gradativamente inibe o crescimento do pelo. Segundo Mauriane, essa técnica é muito utilizada para a depilação da sobrancelha e dos indesejados pelos do queixo.
Depilação Egípcia
Essa técnica é realizada com a habilidade das mãos e uma linha que retira os pelos pela raiz. Ela é indicada para o rosto, buço e regiões onde o pelo seja fino. “A principal vantagem desse método encontra-se na não agressão a pele, pois não se utiliza em momento algum, qualquer tipo de cera”, explica.
Ainda não escolheu? Então conheça mais algumas técnicas de depilação!
Dica de profissional!
Para Mauriane, a preocupação não deve ser apenas com a escolha certa da técnica de depilação. “É muito importante observar a higiene do local escolhido, a assepsia da depiladora, e principalmente se o produto é descartado imediatamente após seu uso. Assim, você não correrá o risco de se contaminar com as inúmeras doenças que esses processos podem oferecer.