Cinema

Publicado: Quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cinema Mundo: confira o melhor dos quatro dias de festival

Evento tem se destacado a cada edição.

Crédito: Guilherme Martins / www.itu.com.br Cinema Mundo: confira o melhor dos quatro dias de festival
Surpreendendo a população a cada ano, o projeto se liberta cada vez mais dos paradigmas que estão acerca da sétima arte e caminha rapidamente para se tornar um dos principais eventos culturais da morna cidade de Itu

Por Renan Pereira

O Cinema Mundo - Festival Internacional de Cinema de Itu - realizado entre os dias 25 e 28 de novembro - chegou ao final da sua quarta edição e reuniu um bom número de pessoas no Espaço Fábrica São Luiz, nos seus quatro dias de realização. Surpreendendo a população a cada ano, o projeto se liberta cada vez mais dos paradigmas acerca da sétima arte e caminha rapidamente para se tornar um dos principais eventos culturais da morna cidade de Itu.

O primeiro dia do festival (25) foi iniciado debaixo de uma garoa chata que, se não estragou o brilho da cerimônia de abertura, espantou um pouco o público. Já o segundo dia (26) teve início às 10 horas e foi marcado pelo início dos cursos de Roteiro e Montagem, que reuniram amantes das artes de toda a região. O terceiro e penúltimo dia deu encerramento à mostra competitiva do festival e contou ainda com rodinhas de samba e debate.   

Guilherme Martins / www.itu.com.br
Cinema Mundo: Renata Saraceni fala sobre o Festival em Itu


Vencedores

O nome dos filmes ganhadores do Cinema Mundo 2010 só pôde ser conhecido, no entanto, no dia seguinte. A apreensão do público, que compareceu em grande número, era visível à distância nos olhos de cada espectador.

Na modalidade melhor filme da mostra Raiz, o curta "Boa Morte" levou a melhor. Já na mostra Ibero-americana, o prêmio ficou com "O som do tempo", que ainda garantiu troféu em outras duas categorias: melhor direção e melhor fotografia. Outro que conseguiu destaque em mais de uma modalidade foi o curta "Pedra Bruta", conquistando o prêmio de melhor música original e melhor desenho de som. Veja o nome dos filmes que participaram da competição nesta ano.

Como já era de se esperar, a premiação não agradou a gregos e troianos, mas ninguém saiu do evento sem reconhecer o bom trabalho executado pela organização. "Nenhum dos filmes que eu votei ganhou. Mas, de qualquer forma achei o máximo esse evento. Sempre ouvia falar, mas nunca tinha vindo. Dessa vez tive oportunidade de vir em três dias", disse o jovem Diego Miranda. O Cinema Mundo é um projeto coordenado por Renata Saraceni e pelo diretor de comunicação, Antonio Pacheco  

Confira a lista completa dos vencedores:

Mostra Raiz:

Melhor Filme: Boa Morte
Menção Honrosa: Despertar

Mostra Ibero-americana:

Melhor Música Original: Pedra Bruta
Melhor Desenho de Som: Pedra Bruta
Melhor Direção de Arte: Argentino Vargas
Melhor Montagem: Magnífica Desolação
Melhor Ator: Auro Juriciê - Vela ao Crucificado
Melhor Atriz: Laura de La Uz - Los Minutos, Las Horas
Melhor Roteiro: Eu Não Quero Voltar Sozinho
Melhor Fotografia: O Som do Tempo
Melhor Direção: O Som do Tempo
Melhor Filme: O Som do Tempo

Menção Honrosa: Mãos de Outubro

Encerramento

Após a entrega da premiação três documentários marcaram o encerramento do evento: “Porto Feliz - Roteiro dos Bandeirantes” (de José Barros Freire), “Sete dias em Burkina” (de Carlinhos Antunes e Márcio Werneck) e “Barka”, dos mesmo produtores. Que venha 2011!

Renan Pereira / www.itu.com.br
Antonio Pacheco, diretor de comunicação do Cinema Mundo 2010 - faz planos para 2011

Comentários