Cinema

Publicado: Quarta-feira, 6 de abril de 2011

É Tudo Verdade: a exploração do mundo real nas telas

Festival Internacional de Docs exibe, ao todo, 92 filmes.

É Tudo Verdade: a exploração do mundo real nas telas
Festival chega à sua 16ª edição e acontece em dois estados: Rio de Janeiro e São Paulo

Contando com a exibição de 92 filmes de 29 países, o maior festival de documentários da América Latina, o "É Tudo Verdade", teve início no dia 31 de março e segue até 10 de abril. Fundado e coordenado pelo diretor Amir Labaki, a mostra competitiva gratuita chega à sua 16ª edição e acontece, paralelamente, em dois estados: Rio de Janeiro e São Paulo.

A novidade deste ano para os sete médias e longas-metragens nacionais que disputam a vitória fica por conta do prêmio, que aumentou para R$ 100 mil - 10% a mais do que em 2010. Já a categoria de curtas terá a exibição de nove filmes, de diversos estados. Pela categoria dos internacionais, diversas surpresas prometem aguçar os sentidos dos telespectadores – já que serão exibidos, ao todo, 21 vídeos. Confira aqui a relação dos filmes selecionados.

Além do já tradicional festival de filmes, o "É Tudo Verdade" conta com uma série de programações especiais que cumprem o papel de dinamizar o encontro, fazendo com os visitantes do local se sintam parte do evento. Atividades como a Conferência Internacional do Documentário demonstram bem isso. Nesta edição, o encontro pretende refletir sobre o tema e verificar se essa generalização homogeneizou o documentário de entrevista e se os desvios, que podem se configurar como estilo, são suficientemente inovadores para quebrar a idéia de cacoete.

Tendo esse tema como ponto de partida, a Conferência junta-se ao festival para prestar uma homenagem aos 70 anos da documentarista russa Marina Goldovskaya, que documentou a derrocada do regime comunista na União Soviética, no mesmo momento em que o cinema iniciava a transformação da película para o digital. Oito longas da cineasta, que atualmente é a principal professora da cadeira de documentário da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), integram o festival.

Retrospectiva nacional

Já a retrospectiva nacional foca a relação entre cinema documental e literatura. São 15 filmes de diferentes épocas, realizados por representantes do Cinema Novo. Em São Paulo, o "É Tudo Verdade" tem exibição em cinco salas: Cinemateca Brasileira, Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil e Cinemark Eldorado. Já no Rio de Janeiro as encontros acontecem no Unibanco Artplex, CCBB-RJ, Instituto Moreira Salles, Estação Museu da República, Ponto Cine Guadalupe, Cinemark Downtown e Auditório BNDES. 

É Tudo Verdade 2011

Leia mais: www.etudoverdade.com.br/2011

Comentários