Salt
Leia a crítica do novo filme de Angelina Jolie!
Guilherme Martins
Por Guilherme Martins
Um nome: Angelina Jolie. Confesso que para mim basta ver o nome da atriz nos créditos de um filme que já vale o ingresso. E não digo isso somente pelos belos atributos físicos e por ela ser a dona da boca mais sexy do cinema, mas também pelo talento interpretativo da mesma. E o novo filme da musa é o suspense de espionagem Salt.
Na trama, Jolie interpreta Evelyn Salt, uma agente da CIA que, no dia do seu aniversário de casamento, é acusada por um desertor russo de fazer parte de um programa de espionagem. Então ela passa a ser perseguida pelos colegas da CIA, ao mesmo tempo em que tenta encontrar seu marido e provar sua inocência.
A grande sacada do filme está no roteiro inteligente de Kurt Wimmer (o mesmo do ótimo Código de Conduta), que vai soltando pistas de forma gradativa, prendendo o espectador. Você nunca sabe o que está por vir e o que irá acontecer, com as várias reviravoltas do longa.
A personagem Salt é uma mistura de vários já vistos em muitos filmes ou séries de espionagem, como Bourne, Jack Bauer (24 Horas) ou Ethan Hunt (Missão Impossível), mas ainda assim, talvez pelo talento de Jolie e pelas doses de mistério do roteiro, Salt acaba fisgando o espectador com sua história e passado nebulosos. E o mais importante é que durante boa parte do filme, nós nunca sabemos quais os reais objetivos da personagem, mas ainda assim torcemos por ela.
É aquela premissa clássica da mulher que parece frágil, mas quando necessário arrebenta com muito marmanjo. Não existe quem não goste de ver Jolie “descendo a lenha” em seus filmes. Basta recordar de O Procurado. Por fim, a obra acaba cimentando o nome da bela nos filmes de ação. Em pensar que cogitaram Tom Cruise para o papel...
Os coadjuvantes também garantem boas atuações ao longa, como a presença do sempre afiado Liev Schreiber (o Dente de Sabre de X-Men Origens: Wolverine) e de Chiwetel Ejiofor (recentemente visto em 2012), ambos talentosos e convincentes em seus papéis.
Aqueles que curtem um bom filme de espionagem, com várias doses e sequências de ação, não irão se arrepender! Os que curtem um filme com roteiro repleto de reviravoltas também não se arrependerão! Já aqueles que simplesmente curtem Angelina Jolie, não se arrependerão mesmo!
- Tags
- cinema
- crítica
- salt
- angelina jolie