Cinema

Publicado: Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sorocabanos criam fan film sobre Guerra nas Estrelas

Cheio de efeitos, o curta pode ser visto pela Internet.

Sorocabanos criam fan film sobre Guerra nas Estrelas
Os efeitos e as roupas foram pensados para chegarem o mais próximo do original

A arte dos fan films, febre nos Estados Unidos, está chegando ao Brasil. Em Sorocaba, sete jovens graduados em Cinema criaram um curta inspirado na série de filmes Guerra nas Estrelas. Eli André Corrêa, Mariana Mufald, Maurício Castro, Larissa Buganza, Léo Marques, Leonardo Bagarolo e Pamela Abraham são as mentes por trás de Assassino de jedis.

No enredo, os jedis são considerados foras-da-lei, após o fim das Guerras Clônicas, e são caçados por toda a galáxia. Um misterioso assassino à espreita fará com que o Conselho Jedi tente se reunir, a fim de evitar o pior.

Com 8 minutos e 50 segundos de gravação, o fan film conseguiu registro num site norte-americano especialista no assunto, onde o curta consta como a primeira produção brasileira nessa categoria. “É que, no Brasil, essa prática ainda não foi muito difundida”, explica Eli André Corrêa.

Por enquanto, o que vemos no Youtube são vídeos curtos de pessoas simulando lutas de espada. No caso dos sorocabanos, a intenção foi a de realizar algo mais profissional, e que tenha a ver com a história original do universo criado por George Lucas.

O empenho foi tanto que o projeto tornou-se trabalho de conclusão de curso dos colegas. “Fizemos efeitos especiais, conseguimos as roupas, tudo nós criamos”, enfatiza Eli que, do grupo, é o mais apaixonado pela série e possui o Darth Vader tatuado no braço.

A ideia de realizar esse tipo de produto nasceu de uma constatação. Muitos alunos de Cinema realizam um curta-metragem em película para o trabalho de conclusão. O problema é que esse modo acaba se tornando um enorme “elefante branco”, pois a dificuldade em veicular os curtas, torna-os restritos aos festivais. Por esse motivo, optaram por um formato leve para ser distribuído pela Internet.

Para ver e participar

Apesar de serem a maioria, os Fan films não são apenas sobre Guerra nas estrelas. “O pessoal filma o que mais gosta. Tem de tudo, até desenho”, explica Eli, que pretende dar continuidade à saga do primeiro filme, com mais duas gravações. Para isso, pede para os fãs de série que gostariam de participar entrarem em contato. Além de Assassino de Jedi, o grupo de sorocabanos está com mais duas comédias disponíveis na Internet: Karaokê e Família D’Emo, que já ultrapassou 2 mil visualizações.

Para quem quiser participar da sequência do fan film sobre Guerra nas Estrelas, o contato dos produtores por e-mail é [email protected]. O primeiro trabalho pode ser conferido abaixo:

Comentários