Quem tem razão?
Vou compartilhar com você uma reflexão que meu amigo Carlo Mea, instrutor do Método DeRose em Roma, fez acerca desta imagem:
Vista de frente é uma rã, mas basta rodar a cabeça de lado para ver um cavalo.
Se duas pessoas observarem de ângulos diferentes, cada um verá uma realidade diferente. Quem tem razão?
Num conflito entre duas pessoas, é um esforço inútil tentar comprovar que se tem razão, é possível os dois terem simultaneamente razão, cada um na sua perspectiva pessoal. Os conflitos nascem quando as pessoas tentam impor como verdade absoluta aquilo que é nada mais do que o seu próprio ponto de vista.
Ao querer ter razão e mostrar que o outro não tem, ou querer mostrar que a culpa é do outro, está a tentar atingir uma vitoria sobre o outro (venço-perde). Um conceito mais evoluído de vitoria seria aquela em que os dois vencem (venço-vence), mas para isto é necessária maturidade e aceitar a opinião do outro, mesmo quando esta se distancia da nossa. Este tipo de atitude no relacionamento permite que a diversidade, em vez de ser um motivo de choque, passe a ser uma oportunidade de aprendizado e enriquecimento mútuo.
Cada um de nós veio de uma cultura diferente, teve uma educação e experiências de vida diferentes, por isso é normal que cada um interprete a realidade de um ponto de vista divergente dos outros. O que não quer dizer que esteja errado, apenas uma forma diversificada de observar uma faceta da vida.
Como o DeRose ensina, ‘A realidade é uma questão de ótica’. Não fique cego na sua ótica pessoal e rígido no seu ponto de vista, mas enriqueça-se com as outras pessoas!