Publicado: Quarta-feira, 30 de abril de 2008
Eu prometo o turista
O ramo de serviços é um dos segmentos econômicos brasileiros apontado como de maior crescimento para os próximos anos. As expectativas do Ministério do Turismo são otimistas tanto para a movimentação doméstica, ou seja, de viagens realizadas no próprio país, quanto na entrada de estrangeiros com motivação turística de conhecer nossa história, cultura, e belezas naturais.
Com a aproximação das eleições municipais, entretanto, esse otimismo é levado às alturas pelos pré-candidatos. Isso porque de fato a atividade turística tem o poder de atrair investimentos consideráveis para a estrutura da cidade, que pode ser utilizada tanto pelos turistas, quanto por moradores. Então, quando se pode unir a satisfação das duas camadas, temos um plano de governo infalível em mãos!
A grande discussão, porém, que deve ser levantada muito antes das eleições acontecerem, e de conhecermos as novas propostas de campanha, é a de quais foram cumpridas nos mandatos anteriores, e quais foram os benefícios alcançados até o momento. Oras, temos em Itu uma cidade Estância Turística há 29 anos, e ninguém irá festejar no próximo ano suas três décadas, porém, os 400 anos da cidade já é tema cinco anos antes! O que quero enfatizar é que a atividade turística em Itu vira assunto apenas nos “guetos do trade”, nas mesas de madeira nobre do empresariado ituano que organiza eventos para si próprios, enquanto a população mal sabe por que o Museu Republicano está fechado há 1 ano, e o Parque do Varvito é tomado pelo mato crescente.
Enquanto isso, quem trabalha diretamente com o turismo sabe muito bem, o fluxo de pessoas em 2007 diminuiu drasticamente, e em 2008 também. Por onde estarão caminhando os turistas e suas máquinas fotográficas, será que foram conhecer os inúmeros eventos culturais, os parques restaurados, e a equipe de monitoria municipal da vizinha Salto? Ou foram conhecer o casario sem qualquer pichação, o novíssimo e belo monumento aos bandeirantes, e o charme da cidade de Santana de Parnaíba? Quais foram as promessas de governo que lá foram cumpridas?
Portanto, que o Turismo seja usado em Itu para ganhar eleições de maneira justa, e não oportunista. Que o conhecimento sobre a atividade trafegue mais pelas camadas da sociedade, para que o turista não vire cesta básica eleitoral, que a promessa seja cumprida. Enquanto do outro lado da cerca as ações se concretizam, nossos cotovelos doem quando só enxergamos além da pichação, a desorientação do turista, e o desamparo aos profissionais. E, olha, que desse Plano de Governo eu não me lembro!
Eu prometo o turista!
Perguntem como: com Trem Republicano talvez, ou com Portal Turístico-religioso?
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