Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 3 de agosto de 2007

É ouro para o Brasil!

É ouro, ouro, ouro para o Brasil sil sil...
 
Durante os 17 dias dos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro, gritos de felicidade e de orgulho como esse, felizmente foram escutados várias vezes. O primeiro deles com o atleta Diego Silva em um esporte não tão conhecido no país do futebol, o Taekwondo. Falando em futebol, um misto de emoções, decepção masculina e ao mesmo tempo, orgulho das nossas meninas que conquistaram o lugar mais alto do pódio e choraram pedindo reconhecimento.
 
Segundo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), quase 50% dos atletas do Brasil conquistaram medalhas no Pan. Dos 660, 315 subiram ao pódio. Os esportes coletivos – handebol, basquete e vôlei -, foram os principais responsáveis por esse número. Mas várias medalhas também vieram em competições individuais, e não foram poucas.
 
O Pan do Rio vai deixar saudades. Todos nós, querendo ou não, nos emocionamos com as conquistas e com as derrotas dos nossos representantes nos Jogos. Quem não tentou dar uma empurradinha nos nossos atletas nas disputadas corridas? Ou quem não vibrou com as oito medalhas conquistadas pelo nadador Thiago Pereira? Ou ainda, quem não tentou impedir que a bola caísse no nosso campo, evitando o ponto do adversário do vôlei número 1 do mundo? E deu certo, juntos nós conquistamos 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze, totalizando 161 medalhas, um recorde histórico para o país.
 
As vitórias vieram também fora de campo. Por alguns dias, os moradores do Rio de Janeiro viveram momentos de felicidade e puderam ao menos guardar as tristezas diárias que sofrem principalmente com a violência.
 
Esperançosos, ficaremos na torcida para que momentos como esse se repitam na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.
Comentários