Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 15 de maio de 2008

Jardins em pequenos espaços

Crédito: Arquivo pessoal Jardins em pequenos espaços
A composição das espécies é muito importante.
Em muitos projetos residenciais existem jardins sob escadas ou áreas de luz que nem sempre cumprem a missão de valorizar os ambientes.
 
Por falta de informação ou de um projeto adequado, esses espaços acabam se tornando lugares com muitos problemas, como terra aparente, água parada, espécies de plantas inadequadas e parecem não ter solução.
 
O mais importante nessas situações, é fazer uma análise detalhada do local: observar a luminosidade, a drenagem, a altura e a finalidade (contemplação ou estar).
 
Existem plantas que só se desenvolvem em áreas de sombra. Por exemplo, não adianta sonhar com um Bambu mossô dentro de casa, como vemos em revistas, pois esta espécie gosta de sol, assim como a Palmeira fênix e outras mais. A Pleomele verde, Palmeira rafis, Dracena arboria, Chamaedoria, são alguns exemplos de espécies que se desenvolvem bem dentro de casa.
 
A composição das espécies também é muito importante. A combinação das cores, texturas das folhas e a configuração de cada planta têm que ser uma escolha harmônica.
 
Cuidado com os elementos como pedriscos e cascas. Prefira os pequenos para locais pequenos e de cores mais naturais, pois os super brancos dão uma aparência artificial.
 
Não se esqueça do preparo correto para o plantio: verifique se tem drenagem adequada e acrescente terra leve (matéria orgânica, terra vegetal e areia) com adubos necessários para o bom desenvolvimento das espécies.
 
Com certeza, com esses cuidados simples, você terá um jardim exuberante e charmoso que irá valorizar a sua casa.
Comentários