A prática do bullying acontece desde quando os primeiros alunos foram agrupados em suas escolas, mas graças à internet crianças e adolescentes estão sendo agora vítimas em suas próprias casas. A intimidação online, mais freqüentemente chamada de cyberbullying, é um problema muito sério. Quando a prática do bullying entra em casa através da Internet, ela pode deixar suas vítimas se sentindo impotentes e aterrorizadas.
O que é Cyberbullying?
O Cyberbullying se define como qualquer tipo de intimidação que acontece através da Internet. Fóruns de debates com recados maldosos, colocação de apelidos e xingamentos em salas de bate papo, a colocação de perfis falsos em sites da web e mensagens de email cruéis são consideradas práticas do cyberbullying.
Exemplos de Cyberbullying
1- Um aluno é bombardeado por emails anônimos ameaçadores e assustadores em casa, mesmo quando não existe a ameaça direta na escola. A vítima não tem idéia de quem está mandando as mensagens e começa a sentir como se todos estivessem contra ela. Este aluno está sendo vítima da prática do cyberbullying.
2- Fofocas e rumores são espelhados sobre um aluno específico através do jornal eletrônico da escola em forma de spam. Os rumores são falsos, mas as crianças na escola vêem os recados e acreditam neles. O aluno é ridicularizado pelos seus colegas. Este aluno está sendo vítima da prática do cyberbullying.
3- Um perfil falso, muito ruim e maldoso é postado em um site de relacionamento tal como o “Orkut”, usando o nome, foto e informações de contato verdadeiras de um aluno. O aluno começa a receber mensagens estranhas de pessoas que acham que o perfil é verdadeiro. Algumas mensagens são sujas ou maldosas e assustam o aluno. Este é outro exemplo da prática do cyberbullying.
Se você estiver participando de atitudes como estas, acredite: fazer isto não é uma simples diversão sem conseqüências. Você está, na verdade, sendo um agressor de cyberbullying. Se você é alvo deste tipo de tratamento, existem coisas que você pode fazer para parar com as intimidações.
Por que as pessoas praticam o Cyberbullying?
A prática do bullying existe desde sempre, mas a prática do cyberbullying é diferente porque ela permite que um agressor fique anônimo. É mais fácil intimidar no ambiente cibernético do que intimidar cara a cara. Com a prática do cyberbullying um agressor pode ameaçar as pessoas com um risco menor de ser pego.
Os agressores/bullies são instigadores por natureza e no mundo virtual eles podem conseguir a participação de outros alunos que no mundo real não aceitariam participar de suas ações. Jovens que não fazem nada para impedir a prática do bullying no mundo real, normalmente se tornam participantes ativos de intimidações virtuais.
A Internet faz com que a prática do bullying se torne mais conveniente e uma vez que a reação da vítima permanece escondida.
O que pode ser feito sobre a prática do Cyberbullying?
Existem muitas coisas que podem ser feitas para combater o cyberbullying. A atitude mais importante que o alvo de cyberbullying pode ter é não responder ao agressor. Não entre no jogo do agressor. Não responda aos emails, recados e não se envolva em conversas em salas de bate papo com os agressores. Não repita o que o agressor está fazendo. Peça ajuda aos seus pais e professores. Nunca tenha medo de pedir ajuda.
Além destas ações, guarde todas as evidências para que as autoridades na sua escola, provedores da Internet e até mesmo a polícia possam lidar com a situação de forma adequada. O Cyberbullying pode dar aos agressores o anonimato, mas esta prática sempre deixa as provas e evidências.
A melhor forma de combater o bullying é promover a aproximação entre jovens e adultos. O programa Seja a Mudança trabalha com este objetivo para que todas as escolas possam ser um lugar seguro aonde todos se sintam valorizados e reconhecidos.