Itu - Uma cidade especial

As Igrejas

Itu é conhecida como a Roma Brasileira. A fama não é a toa, e sim fruto de uma cidade religiosa que guarda riquezas de valores inestimáveis no interior de suas igrejas. A mais imponentes e importantes se concentram no centro do município, no Eixo Histórico, e podem ser visitadas a pé.
Os detalhes artísticos da capelas podem ser observados no teto, paredes e altares. Todos eles feitos por artistas brasileiros consagrados.

Igreja Nossa Senhora da Candelária
A Igreja Matriz da Candelária foi construída pelo Pe. João Leite que contratou o Pe. José Barros Dias, trazendo consigo bois, carros e escravos de Sorocaba para levantar as paredes feitas de terra e pedregulho pilado. Antes de iniciar as obras, o Pe. João Leite tentou transferir o povoado para as margens do rio Tietê, onde atualmente é a cidade de Salto, porém não teve êxito em sua empreitada.
História interessante é a que ocorreu com a fabricação das telhas utilizadas para a cobertura da igreja. O Pe. João Leite montou uma olaria em seu sítio, as margens do rio Tietê, que ficava a meia légua do povoado. Para o transporte das telhas, todo Domingo ou dias santos, após a missa, o padre convidava seus fiéis a irem até seu sítio, lá chegando cada um carregava quantas telhas pudessem e seguiam novamente para a igreja. Essa romaria das telhas se repetiu até que o telhado ficou pronto.
Após a torre ser danificada por um raio em 1843, foi providenciada as reformas necessárias sendo concluídas em 1845. O Barão do Itaim foi o responsável pelo douramento do altar-mor e dos altares laterais, em 1869. Ameaçada de ruína a fachada foi reconstruída em 1888, sendo responsáveis pelo projeto os engenheiros Ramos de Azevedo e Paula Souza, contratados pelo então vigário Pe. Miguel Correia Pacheco. O Pe. Miguel doou para igreja os sinos, o órgão, relógio, marmoreamento das paredes internas e douramento da igreja.
Na reinauguração em 1889, foi oferecido ao vigário em agradecimento, o seu retrato numa tela a óleo do pintor ituano Almeida Júnior. Outras pequenas melhorias foram realizadas posteriormente. O interior da igreja Matriz abriga várias obras de arte como as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Miguel. A sacristia guarda dois belíssimos quadros de Almeida Júnior "Santo Elias" e "Cristo no Horto".

Serviço

Endereço Praça Padre Miguel
Tel: (11) 4023-0638
Horário de visita: de 2ª a 6ª - das 8h às 11h e das 14h às 17h
Sábados e Domingos - das 7h às 11h e das 14h às 18h

Igreja do Bom Jesus
A igreja do Bom Jesus e o santuário estão localizados onde antes existia a capela fundada por Domingues Fernandes e que deu origem a cidade de Itu. A Igreja do Bom Jesus abriga desde o princípio do século XX, o Santuário Central do Apostolado da Oração no Brasil, devoção que havia sido instalada nessa igreja a partir de 1871, pelo Padre Bartholomeu Tadei.
A igreja do Bom Jesus teve como construtor o Padre Manoel da Costa Aranha. Foi erguida no local onde existiu a primitiva capela que datava do século XVII e que, durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu.

Serviço

Praça Padre Anchieta, s/n - Centro
Horário de visita:
2ª à Sábado:5:30h às 9:30h e das 16:30h às 19h
Domingos:7h às 11h e das 14 às 18h - Tel: (11) 4022-3871

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Em 1719 foi construído, inicialmente, o Convento do Carmo por Frei João Batista de Jesus. Sua construção se deu por ordem de D. João V, atendendo o pedido das Câmaras de Itu e Sorocaba. No ano de 1779 foi construída a capela e o corpo da Igreja. Imagens de estilo barroco foram trazidas do Rio de Janeiro.
Em 1861, o Tenente Francisco José de Andrade foi o responsável pela edificação da torre atual, da fortificação acrescentando contra fortes, construiu também jazigos e jardins. Em 1918 existiu nova restauração tendo a participação do pintor e gravador Demétrio Blackman e do escultor Fernando Frich. O interior da igreja recebeu as pinturas de Pe. Jesuíno do Monte Carmelo, destacamos o teto da capela mor onde se observa retratada a Virgem do Carmelo rodeada por anjos.

Serviço
Praça da Independência, n º 185 - Centro. Tel: (11) 4023-1919
Horário de visita: 2ª à 6ª - das 17:30h às 19:30h.
Aos domingos das 17:30h às 20:30h

Igreja Santa Rita de Cássia
Uma simpática igrejinha, pequena, mas aconchegante, que nos convida a uma visita. Seu interior abriga a imagem de sua padroeira, Santa Rita de Cássia, possuindo também imagens de São Roque e São Sebastião. É um dos monumentos históricos mais antigos da cidade, mas ainda conserva sua arquitetura original. As imagens foram adquiridas através de esmolas doadas em 1892 e 1897, quando epidemias de febre amarela assolaram Itu. Foi construída em 1726 por Mathias de Mello Rego e outros devotos nos arrabaldes da Vila de Itu. Seu benzimento e inauguração ocorreu em 1728.
Atualmente, tem o seu consistório a Irmandade da Boa Morte. Por aproximadamente cem anos a capela foi conservada, sofrendo apenas pequenos reparos. Em 1859 foi feito o retábulo e o douramento do altar mor. No ano de 1865 sofreu diversas reformas e melhorias como o coro, campanário e fachada.

Serviço

Rua Santa Rita s/n - Centro
Tel: 4023-0638

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
As terras onde, mais tarde, foi erguida a igreja, foram doadas pelo fazendeiro padre Ferraz. Seu idealizador foi o padre Jesuíno do Monte Carmelo tendo a ajuda de seus filhos, Pe. Simão Stok, Pe. Elias e Eliseu, que atuaram como arquitetos, escultores, operários e compositores de músicas sacras. O padre Jesuíno do Monte Carmelo ou Jesuíno Francisco de Paula Gusmão, pintor de profissão, nasceu em 26 de março de 1764 na cidade de Santos e foi casado por nove anos. Quando ficou viúvo, acabou por ingressar no sacerdócio. Por esta razão ele tinha filhos.


Principal  |  A fama dos exageros  |  O Parque do Varvito 
O Eixo Histórico  |  Os Museus  |  As Igrejas  |  As Fazendas