Cultura

Publicado: Terça-feira, 10 de julho de 2007

Equipe ituana na Mitsubishi Cup

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Equipe ituana na Mitsubishi Cup
Abel Thomaz e Maurício Desidera
Por Camila Bertolazzi
 
MAURÍCIO DESIDERA, 34 ANOS, PILOTO
 
> Como surgiu esse interesse pelo esporte?
Desde os meus 12 anos eu andava de kart, andei até os 25 anos, daí dei uma parada. Em 2005 eu voltei a pilotar em rally de regularidade, me tornando campeão paulista em 2006. Esse ano então eu decidi partir para a velocidade, porque a regularidade já estava ficando lento pra mim.
 
> Os iniciantes podem optar para começar na categoria L200 R ou na Pajero TR4 R. O que levou você a fazer sua opção?
A L200 R por uma ordem cronológica seria a categoria de entrada, então resolvi dar todos os passos no tempo certo, para assim, adquirir a experiência necessária, afinal, é uma disputa muito competitiva.
 
> A L200 R está atingindo as suas expectativas?
Show de bola! A Mitsubishi é muito organizada, é muito legal. Esse ano, tudo é novidade, tudo é experiência, para a gente tentar o ano que vem melhorar cada vez mais a colocação.
 
> Como foi a experiência de correr nessa pista de Itu, já que ela é considerada muito travada?
Com certeza a prova de Itu foi a mais técnica e mais travada, que exigiu muito do piloto e do navegador em termos de acerto, e de preparo físico. Sem dúvida foi a prova mais difícil até agora.
 
> Você acha que ainda tem chance de conquistar o título na L200 R?
Não. Esse ano, além de adquirir mais experiência, o objetivo é chegar entre os cinco melhores, o que já seria uma grande vitória. Tem competidores que estão na L200 R há 3 anos, sem dúvida, com um nível acima da gente.
 
> Como você se sente sendo o único representante de Itu na Mtisubishi Cup?
A Cup é uma prova super legal, muito bem organizada, mas ela não traz tanto público, ela é uma prova restrita aos competidores. O apoio maior vem dos amigos.
 
ABEL THOMAZ, DE 40 ANOS, NAVEGADOR
 
> Qual é o principal trabalho do navegador?
O navegador antecipa a ação do piloto, ele prevê, através da planilha, os obstáculos que o piloto terá pela frente, e com isso ele otimiza o trabalho. Passa a informação precisa e no momento certo, para que a pilotagem seja a mais rápida possível.
 
> É a primeira vez que você trabalha como navegador?
Eu trabalhei como navegador em Regularidade desde 2001, mas em prova de velocidade estou estreando esse ano junto com o Maurício.
Comentários