Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Resumo dos 9 tipos do Eneagrama

Resumo dos 9 tipos do Eneagrama
O Eneagrama ajuda a entender o comportamento humano

Tipo 1

Organizado, disciplinado e responsável, o tipo 1 do Eneagrama tem a tendência de focar sua atenção no erro, ou seja, naquilo que precisa de correção. O tipo 1 é perfeccionista e reprime seus impulsos e desejos para manter uma postura correta na vida. Monitora o comportamento dos outros e principalmente o seu próprio, mas contém a raiva quando se depara com a imperfeição, podendo experimentar ressentimento.

No trabalho, o tipo 1 possui como pontos fortes a integridade, a responsabilidade e a busca da excelência, da justiça e da razoabilidade. Por outro lado, pode tornar-se inflexível, irritar-se com o padrão "inferior" dos outros e exagerar no perfeccionismo. Desta forma, suas tarefas chaves são calar o seu exigente "crítico interno" e desenvolver a aceitação.

Tipo 2

Generoso, colaborador e atencioso, o tipo 2 tem a tendência de concentrar sua atenção naquilo que as outras pessoas desejam e precisam, negligenciando suas próprias necessidades. O tipo 2 procura ser indispensável para algumas pessoas significativas em sua vida e para isto transforma-se naquilo que estas pessoas querem que ele seja, numa estratégia de dar para então receber aprovação e aceitação.
No trabalho, o tipo 2 possui como pontos fortes o apoio aos outros, a generosidade e sua capacidade de gerar bons sentimentos. Por outro lado, pode focar excessivamente as necessidades dos outros, evitar conflitos e negar seus próprios objetivos. Desta forma, suas tarefas chaves são receber e dar apoio apropriado e tomar decisões com liberdade.

Tipo 3

Autoconfiante, eficiente e cheio de energia, o tipo 3 tem a tendência de tornar-se o protótipo daquilo que esperam dele, focando excessivamente as tarefas e as metas, mas deixando de lado seus próprios sentimentos. Enquanto foge do fracasso e busca a aprovação dos outros, o tipo 3 tende a se tornar muito competitivo, ambicioso, impaciente e "workaholic".
No trabalho, o tipo 3 possui como pontos fortes a orientação para as metas, a postura de fazer acontecer e a confiança e otimismo. Por outro lado, pode enfatizar apenas a atividade e a eficiência, trocar sentimentos pelo sucesso e não pedir opiniões dos colegas. Desta forma, suas tarefas chaves são prestar atenção aos relacionamentos e moderar o seu ritmo.

Tipo 4

Sensível, autêntico e criativo, o tipo 4 do Eneagrama tem a tendência de sentir que algo importante lhe está faltando, alimentando uma sensação permanente de perda. Altamente emotivo, o tipo 4 freqüentemente se desaponta consigo mesmo e com os outros e pode se rebaixar na comparação com as outras pessoas.
No trabalho, o tipo 4 possui como pontos fortes o talento criativo, o idealismo apaixonado e a compaixão. Por outro lado, pode ter uma sensação de insuficiência, evitar compulsivamente o trabalho comum e rotineiro e sucumbir à oscilação emocional. Desta forma, suas tarefas chaves são apreciar o que está presente e manter uma liderança firme, apesar da alternância de sentimentos.

Tipo 5

Inteligente, observador e cheio de boas idéias, o tipo 5 tem a tendência de se isolar das pessoas para ter privacidade e ser auto-suficiente, reduzindo desejos e vivendo uma vida simples. Substituindo experiências reais por uma vida mental, o tipo 5 passa a armazenar conhecimento e informações e passa a observar o mundo à distância.
No trabalho, o tipo 5 possui como pontos fortes a análise atenta e elucidativa, a calma nas crises e uma postura não invasiva. Por outro lado, pode tornar-se excessivamente analítico, desconectar-se emocionalmente dos outros e retrair-se, isolar-se. Desta forma, suas tarefas chaves são sustentar a conecção com as pessoas e manter-se envolvido com a vida.

Tipo 6

Cauteloso, fiel e cooperativo, o tipo 6 tem a tendência de imaginar o pior, evitando aquilo que pode dar errado ou ser perigoso. O tipo 6 foge do risco e torna-se vigilante e ansioso, tendo dificuldade em confiar nas pessoas e nas situações. Tende a ser pessimista e a não reconhecer ou esquecer as coisas positivas que acontecem em sua vida.
No trabalho, o tipo 6 possui como pontos fortes a lealdade, o questionamento revelador e a previsão de problemas e situações. Por outro lado, pode amplificar cenários negativos, buscar a certeza continuamente e duvidar de seu próprio poder. Desta forma, suas tarefas chaves são construir a confiança e seguir adiante, apesar da dúvida e da incerteza.

Tipo 7
 
Inovador, disposto e divertido, o tipo 7 tem a tendência de se dispersar e buscar opções mais prazerosas em tudo o que faz, perdendo seu foco e, às vezes, seus comprometimentos e vínculos. O tipo 7 foge compulsivamente da dor e do desprazer e, para isto, mantém várias opções em aberto e a vida em ritmo de aventura, racionalizando a maior parte de suas ações.
No trabalho, o tipo 7 possui como pontos fortes o otimismo contagiante, as idéias e planos criativos e o estilo igualitário e encantador. Por outro lado, pode distrair-se facilmente, tornar-se impaciente com limitações e esquecer o que é importante para os outros. Desta forma, suas tarefas chaves são manter compromissos e vínculos e reconhecer a dor e as limitações.

Tipo 8

Resoluto, determinado e autêntico, o tipo 8 tem a tendência de cometer excessos e exagerar no exercício do poder e da dominação. O tipo 8 foge da vulnerabilidade e tem a tendência de negar sua
Comentários