Cultura

Publicado: Quinta-feira, 6 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher - Lana de Oliveira

Crédito: Arquivo Pessoal Dia Internacional da Mulher - Lana de Oliveira
"Nunca desistam de seus sonhos"
O que a incentivou a abrir um negócio em Itu?
 
Sempre vivi e trabalhei em São Paulo, com o passar do tempo, quis sair de todo aquele clima de correria, poluição e trânsito, então vim morar em Itu, como uma escolha de melhorar a qualidade de vida e proporcionar uma melhor infância para meu filho, que na época tinha 6 anos.
 
O que você recomendaria para mulheres que sonham em abrir seu próprio negócio?
 
Nunca desistam de seus sonhos. Embora as dificuldades irão surgir, com o passar do tempo, também aprendemos a administrá-las. O importante é gostar do que faz, trabalhar com paixão, se atualizar, pesquisar muito, sobre aquilo que se quer fazer, e analisar todas as possibilidades, prós e contras.
 
Quais as vantagens e quais os desafios de uma mulher que cuida do seu próprio negócio?
 
Tudo depende do estágio de vida em que esta mulher se encontra, quando se é jovem, solteira, sem filhos, assumir riscos, é até uma aventura e um aprendizado, se não der certo, não prejudica ninguém. Se tiver que trabalhar 12 horas por dia, e comer fora todo dia, por falta de tempo, tudo bem.... Agora quando se tem uma família, conciliar a casa, filhos e trabalho, estamos falando em jornada tripla de trabalho, ai as dificuldades são bem maiores. Como sempre, em cada fase da vida, temos que fazer opções. Existe a fase de podermos nos dedicar 100% para o trabalho, a fase de puxar um pouco o freio de mão para dividir a atenção com nossa família, e fase a que considero madura e de conquista, que é conciliar tudo isto, com um mínimo de perdas possíveis. Fora o lado pessoal, a batalha para um negócio sobreviver e dar certo, não é fácil se considerarmos que estamos num país em que, quem dá emprego, corre o risco de morrer na praia afogado em impostos, ou ser sufocado com os índices financeiros que favorecem muito mais aos bancos do que aos empresários, isto torna quase impossível planejamentos a longo prazo. Viver o dia a dia de um negócio em nosso país já é uma grande vitória.
 
Mesmo sendo dona de seu empreendimento, o que vem em primeiro lugar pra você? Ou seja, quais as suas prioridades?
 
Hoje em dia tudo, na minha vida, é prioridade, filho, trabalho, casa e saúde. Dependo do trabalho para levar minha casa e conto com a colaboração da minha casa para prosseguir com meu trabalho.
 
Quais as principais características de uma mulher no dia a dia do seu trabalho?
 
Não dá para generalizar, depende muito do trabalho que ela executa, e como já mencionei, do estágio de vida em que ela se encontra. As características vão desde a satisfação pessoal, até ao stress total, cada caso é um caso.
 
 
Lana de Oliveira é proprietária da Art & Fatias - Delícias Artesanais, inaugurada em 2006, em Itu.
Comentários