Dia da Saúde e Nutrição - Carla Mader
Camila Bertolazzi
Itu.com.br - O Yôga é uma prática muito antiga, que tem ganhado espaço no mundo ocidental e também entre os jovens. Como esta prática interfere diretamente na saúde?
No Swásthya Yôga não trabalhamos com foco em benefícios, porém é indiscutível o efeito que a prática desta filosofia produz sobre a saúde do praticante.
Basta pensarmos no que é óbvio: se respiro melhor, proporciono ao meu organismo mais ferramentas para manter-se saudável, administrar o stress, relaxar, combater doenças, pois ocorre um up grade no sistema biológico. A maior parte das doenças contemporâneas deve-se ao fato do homem não observar-se, não dar atenção aos sinais que o corpo envia. Assim como as luzes do painel de um carro que piscam acusando uma irregularidade, nosso corpo também comunica-se.
Através da prática, quando o aluno se dá o direito de observar-se um pouco, sozinho percebe esses sinais e começa o caminho dentro da senda que tem como objetivo o autoconhecimento (samádhi). Dores de cabeça, cansaço injustificado, falta de libido, insônia, são sintomas de que algo não está muito bem e logo nas primeiras sessões de Swásthya Yôga ocorrem relatos de que esses sintomas sumiram ou ao menos foram amenizados.
O principal é que hábitos mais saudáveis são naturalmente adquiridos, àqueles que realmente querem levar a sério a filosofia, incorporando-a, ensinamos uma alimentação biológica, sem carnes. Desaconselhamos também o uso de álcool, drogas ou cigarro, porém isso fica a critério de cada pessoa.
Carla Mader é diretora do Núcleo de Cultura de Itu – Método De Rose desde 2007 e instrutora de Swásthya Yôga.
>> Leia sua coluna "Saiba mais sobre Yôga"