Publicado: Quarta-feira, 30 de abril de 2008
Paisagistas avaliam plantio em Itu após dois meses
Elizabeth e Mara analisaram os prós e os contras do plantio.
Camila BertolazziPor Camila Bertolazzi
Elizabeth Friedrich Serrigny e Mara Linardi Condolo trabalham com paisagismo desde 2001. Elizabeth é Engenheira Agrônoma, formada pela ESALQ e Paisagista. Mara é Paisagista, com cursos na EPP e Arquitec. A dupla, proprietária da EM Paisagismo, tem jardins em vários condomínios de Itu.
Assim como o agrônomo Jean Jacques Massat, que visitou as mudas plantadas quando elas completaram um mês, as paisagistas também não participaram do plantio e também não haviam visitado o local. Na tarde do dia 28 de abril, nos encontramos no terreno de sete hectares, próximo ao “Regimento Deodoro” (Quartel de Itu). Durante a caminhada, elas observaram cada detalhe e, de acordo com suas experiências, analisaram os prós e os contras.
Adubação
“O ideal para o bom desenvolvimento das espécies é que no plantio seja acrescentado, além da matéria orgânica - que no caso foi esterco de suínos -, um adubo que estimule o enraizamento (adubo rico em fósforo). Após um ou dois meses, deve-se fazer uma adubação de cobertura para acrescentar, às espécies plantadas, os nutrientes que não foram fornecidos no plantio, ou seja, nitrogênio e potássio, esse último é muito importante para deixar as plantas mais resistentes ao ataque de pragas e doenças. Porém, não se pode adubar sem irrigar”.
Espaçamento entre as árvores
“Quanto ao espaçamento, achamos que está pequeno, tendo em vista que existem árvores plantadas no local que atingem no mínimo 6 metros de diâmetro como é o caso do Jacarandá mimoso. Com o tempo, as árvores passarão a competir pelo Sol, e podem não ter a configuração que teriam normalmente”.
Irrigação
“Nós não observamos nenhuma bomba no local e nenhum indício de irrigação por ali, ao contrário do que foi dito pela prefeitura. O solo estava bem seco. Felizmente ainda estamos em período de chuva, mas irrigação será muito importante a partir desta época do ano em que prevalece a seca”.
Mato
“As braquiárias e o mato estão crescendo e começarão a competir com as mudas menores, principalmente se não for feita uma capina regularmente. É importante que as plantas tenham uma coroa (limpeza da área ao redor, cerca de 40 cm) para manter o mato longe e para que as plantas não sofram a competição pelos nutrientes”.
Mudas mortas
“A porcentagem de mortalidade das espécies é pequena, isso é muito positivo. Mas para evitar ainda mais a perda, seria adequado fazer um cronograma de trabalho para essa área, como capina, planejamento de adubação, reposição de mudas, controle de eventuais pragas e doenças, etc”.
Sugestão
“Como profissionais de Paisagismo e cidadãs ituanas, sugerimos que nesta área nobre da cidade seja criado um parque onde pudéssemos ter muito verde e lazer. Isto poderia ser feito com a inclusão da opinião da população através do voto, para definir as reais necessidades de lazer da cidade, como espaço para caminhadas, bosques, parquinho para as crianças brincarem, lazer para idosos e etc.
Comentários