Publicado: Segunda-feira, 5 de maio de 2008
Mês das Noivas - Doces, Salgados e Bolo
Camila BertolazziDicas da diretora da Doceria Ottília, Camila Scaravelli Leite:
Uma festa de casamento é antes de tudo a celebração da união de duas almas que se encontraram e agora se completam. Para simbolizar essa união, um dos doces típicos que não pode faltar na festa é o bem-casado. O bem-casado é a união do doce de leite com duas partes de uma massa especialmente elaborada banhadas em uma deliciosa calda. Além de ser uma saborosa guloseima, o bem-casado também pode ser dado como lembrança da festa, acompanhado de um cartão com os agradecimentos dos noivos.
Outros doces muito comuns em bodas são os camafeus de nozes - docinhos glaçados no foundant -, bombons de cereja, trufinhas de chocolate, doces caramelizados como ameixas, damascos, tâmaras e balas de ovos, e até o famoso brigadeiro, que pode ser encontrado em versões crocantes, carameladas, foundadas e até em copinhos de chocolate. O que vale sempre é a criatividade aliada ao sabor e bom gosto.
Os salgados também têm seu papel na festa. Os mais encontrados nos coquetéis de entrada são à base de massa folhada com recheios diversos, voil au vants, barquinhas e carolinas recheadas com cremes de palmito, camarão, aspargos, patês e mousses salgadas, com a opção de serem servidos frios.
Mas com certeza o destaque da festa é sempre o Bolo da Noiva. Seguindo o estilo clássico, moderno, singelo ou altamente sofisticado, qualquer que seja o modelo escolhido, ele certamente será o ponto alto entre todos os outros comes e bebes. Atualmente, um dos modelos mais comuns é o bolo de andares sobrepostos, que pode ter de dois até cinco ou seis andares. Estes bolos gigantes são quase sempre falsos e podem trazer uma decoração diferente em cada andar, ou harmonizar um único tema para o bolo todo.
O formato também pode variar: os bolos redondos são os mais procurados, mas também é possível ousar com um bolo quadrado ou retangular. A cobertura mais usual é a pasta americana, que é firme, resistente e permite muitos tipos de arranjos, com laços, flores, drapeados e babados. Quanto ao recheio, os noivos desta nova geração estão menos tradicionalistas. Hoje em dia, o básico recheio de creme com frutas está dando lugar aos bolos de chocolate com recheios de brigadeiro, doce de leite, nozes e afins. É importante lembrar que quanto mais comum os sabores, mais fácil será agradar a todos os convidados, mas sem esquecer do desejo dos noivos.
Comentários