Publicado: Segunda-feira, 9 de junho de 2008
Leadership in Energy and Environmental Design-LEED
Deborah DubnerA certificação Leadership in Energy and Environmental Design baseia-se num sistema de pontuação cumulativa para diversos itens do projeto arquitetônico. As vantagens são a redução no consumo da eletricidade e água. A longo prazo ter um selo Green significa ter um imóvel incorporado com tecnologia de futuro.
Segundo o USGBC (United States Green Building Council), com as medidas adotadas no sistema LEED, espera-se significativa redução das emissões de resíduos e aumento das áreas verdes; no ambiente interno dos empreendimentos, maior satisfação dos usuários, redução dos problemas de saúde e maior produtividade dos colaboradores. Ainda de acordo com o USGBC, as expectativas de economias possíveis prevêem 30% em energia, 35% em emissões de carbono, 30% a 50% de água e de 50% a 90% no descarte de resíduos.
Para cada exigência proposta pelo LEED está um número de créditos correspondentes e que podem culminar numa certificação entregue ao imóvel, após sua inauguração. Na execução da obra do primeiro supermercado verde da América Latina, a área de engenharia do Grupo Pão de Açúcar contou com a consultoria da Sustentax, empresa especializada em engenharia de sustentabilidade.
Comentários