Turma da Mônica comemora centenário japonês
Deborah DubnerCom o objetivo de conscientizar as crianças sobre os cem anos de imigração japonesa no Brasil, Mauricio de Sousa criou dois novos personagens: Tikara e Keika. “Eles são descendentes de japoneses e nasceram aqui no Brasil”, explica Danny Dubner, apaixonado pelos gibis da turminha. “Junto com Tikara e Keika aparece Massaro, que parece ser o primo do Tikara. Eu li que o Massaro apareceu no gibizinho da Mônica n.º 31 em 1972, depois nunca mais deu as caras”.
O jovem conta também outros detalhes da comunidade nipônica dos gibis: “Outro personagem japonês da turma da Mônica é o Hiro. Ele é Nissei, filho de imigrantes japoneses, e é um dos amiguinhos do caipirinha Chico Bento. Apesar de morar no interior, o Hiro e sua família são bem tradicionais em relação aos costumes e à cultura japonesa. Todos esses personagens nasceram no Brasil, mas têm os mesmos hábitos que os Japoneses, ou seja, comer sentados em almofadas, decorações japonesas e comidas típicas do país.”
O estúdio Mauricio de Sousa, além de fazer uma historia dos 100 anos, também colocou um símbolo da imigração japonesa na capa de todos os gibis n.º 18.