Cultura

Publicado: Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Entrevista com Ângela Abreu, coordenadora da "Cia Teatral Ituana"

Itu.com.br - O que você pensa sobre a arte independente em Itu, existe espaço para a manifestação cultural geral?

Ângela Abreu - A arte independente torna independente a mente e o coração do homem, nos proporcionando sabor de gaivota, eliminando nossos medos e frustrações, nos impulsionando em busca dos nossos sonhos. Lamentavelmente, e não é privilégio de Itu, acredito que o problema é de ordem nacional, a cultura geral não tem espaço e nem apoio. Nem político e muito menos de empresas, que sequer nos recebem para “saber” do que se trata. Os empresários estão sempre em “reunião”. Esquecem que “patrocinar é acreditar” e que acreditando se faz crescer o potencial do acreditado.

Itu.com.br - A “Cia teatral Ituana” é um projeto organizado por quem? Existem patrocínios?

A.A - Somos um grupo de atores amadores pertencentes a Cia Metamorfose. Estamos em busca de novos talentos para montarmos uma peça infantil. A peça é linda e traz uma mensagem muito forte e ao mesmo tempo doce, as crianças e pré adolescentes (entre 7 e 12 anos) alertando a importância do respeito e amor aos pais, tentando resgatar esses valores quase esquecidos de ambos os lados.

Estamos ensaiando há um ano, mas como não temos patrocínio e não podemos pagar atores, o elenco se forma, quando estamos prestes a estrear, alguém desiste, desestimulado pela falta de compromisso. E acabamos sempre voltando à estaca zero.

Por isso decidimos fazer essa oficina de teatro. Em nosso grupo temos radialista (eu), jornalista, estudantes do curso de radio e TV do Ceunsp, enfim... O teatro nos fascina e nosso diretor, Edmar Venâncio, e o terceiro anista de rádio e TV do grupo, Fabio, são profissionais de teatro e podem até certificar a oficina. Não sei se teremos êxito porque nem divulgar nós conseguimos. Só o itu.com.br nos auxilia na divulgação. Os outros órgãos de comunicação só pensam em concorrência e dinheiro. Ainda que seja para melhorar a cultura, cobram uma fortuna.

Itu.com.br - Existem lugares onde artistas independentes possam manifestar e mostrar a sua arte para a cidade?

A.A - Acho uma judiação. Itu é riquíssima em cultura e tem vários lugares onde grupos musicais, de teatro e afins poderiam se apresentar todo final de semana. Infelizmente isso não acontece.

Você já imaginou uma peça teatral seguida de uma apresentação musical, sendo encerrada com uma reflexão declamada por um poeta e uma banda gospel.

Onde? No Parque do Varvito, no bosque Alceu Geribello, no ginásio de esportes, nas praças da cidade, salões paroquiais. E isso com barracas de entidades para arrecadação de fundos para subsistências deles... ah como é bom sonhar. No pátio do colégio do Patrocínio também! Local é o que não falta.

Itu.com.br - Alguma vez a sua organização de teatro procurou a política da cidade para organizar algum evento?

A.A - Se conseguíssemos chegar a eles talvez tivéssemos pedido sim. Mas existe uma muralha invisível, porém muito forte, que não nos permite sequer aproximar, que dirá chegar! Acho que as pessoas pensam muito pequeno. Quando veem alguém tentando falar com as autoridades competentes acham que estamos atrás de cargo, que vamos tomar o lugar deles, sei lá...

Na realidade o que ainda não se percebeu é que cada um de nós tem o seu espaço e não há necessidade de “competir” com ninguém. Mas só julga quem faz!

Itu.com.br - Qual é a importância da arte para a formação social do indivíduo?

A.A - Absoluta. A arte é a manipuladora do bem. Pessoas envolvidas com a arte são pessoas que sabem diferenciar o “dar o anzol ao invés do peixe”.

A arte dignifica e solidifica a alma do ser humano. Tornando-nos cientes de que nossas vidas são apenas uma viagem de trem neste cenário fabuloso que vivemos, onde todos, sem exceção somos imperfeitos e que podemos descer em qualquer estação e sem aviso prévio. Pensando assim, ajudamos, torcemos, sorrimos, choramos e como balsamo cicatrizante de feridas profundas que a vida nos faz e traz, cantamos, usando se necessário, máscaras lindas e sorridentes para esconder nossas dores, desabares, desilusões, buscando a Deus para superá-las e tentando melhorar a cada dia nosso interior, que às vezes ameaça se contaminar pela cobiça, avareza, inveja e tantos outros males, fazendo-nos acreditar que somos eternos, superiores e perfeitos. É isto que a arte representa na formação social do indivíduo em minha opinião.

itu.com.br - Qual é a influência da Internet no mundo das artes?

A.A - A Internet (bem usada) é a melhor invenção que o mundo já pode ter. Não só pela facilidade de comunicação mundial, mas também pelos inúmeros bancos de dados da história global. Hoje é muito fácil se transportar para séculos atrás buscando não só biografias como também vestuário, personalidade, alimentação; enfim, esse canal aberto entre o passado e futuro é fascinante. Não sei como sobrevivemos sem ele, mas sei que daqui para frente, sem Internet, impossível.
 
Para o teatro, TV, rádio, meios de comunicação de uma maneira geral a internet é a ferramenta mais importante da atualidade, e contrariando o que alguns poucos acharam, a internet não subtrai, pelo contrário, além de ajudar muito, ainda abre dentro do leque de comunicação mais um canal para que profissionais possam trabalhar e mostrar seu talento e cumplicidade com a arte em geral.
Comentários