Entrevista com Daniela Simão, colunista de artesanato do Itu.com.br
Renan PereiraItu.com.br - O que o artesanato representa para você? Você o utiliza para fins comerciais, ou somente por hobby?
Daniela Simão - Para mim o artesanato representa um momento de terapia. Sempre que tenho um tempo livre, procuro algo para fazer; seja um bordado, uma caixinha de madeira com decoupage, etc. Datas comemorativas são ótimas! Adoro inventar enfeites. Aniversários também são uma boa opção para dar asas à imaginação, sem contar que o presente fica bem mais pessoal e quem o recebe, adora! Dos artesanatos que já fiz, poucos ficaram para mim. A maioria foi mesmo de presente. Por enquanto, o artesanato tem tido como objetivo o hobby mesmo, mas já houve época em que recebia pelos bordados em ponto cruz (era "terceirizada" de uma bordadeira profissional, que distribuía os bordados para dar conta das encomendas). E também já vendi telas bordadas para a galeria da minha tia.
Itu.com.br - Muitas pessoas, além do conceito de arte, usam o artesanato como um modo de sobrevivência. O que você pensa sobre isso?
Daniela Simão - Acho excelente e importantíssimo! Quando a pessoa visa o artesanato como um meio para ganhos financeiros, normalmente, ela não percebe a dimensão que isto alcança: melhora a autoestima, a própria condição financeira e ainda faz girar e economia local (como a compra de produtos para confeccionar os artesanato).
Itu.com.br - Quando e como você começou a se interessar por artesanato?
Daniela Simão – É difícil lembrar exatamente a data porque sempre fui de criar brinquedos, itens para casinha de boneca... sempre com materiais recicláveis (o araminho da garrafa de champagne virava um coadorzinho, potes de margarina eram ótimos para a banheira da Barbie, os sofás ficavam perfeitos com potinhos de Danoninho e assim ia... rs). Mas lembro que aos 16 fui procurar uma professora de bordado em ponto cruz, pois queria fazer um relógio de parede em que o fundo era bordado. Tomei gosto e, desde então, bordado é a minha paixão.
Itu.com.br - A Internet modificou alguma coisa para as pessoas que trabalham com artesanato?
Daniela Simão - Sim, ela modificou e facilitou a vida dos artesãos. Tanto para a divulgação dos trabalhos quanto para troca de experiências e até mesmo como inspiração para seus trabalhos. E para aqueles que veem o artesanato como hobby é uma infinita fonte de aprimorar suas técnicas. Mas nada se compara à atividade presencial da professora ao seu lado, das conversas nas aulas e rodas de artesanato, da vendedora lhe mostrando a loja toda recheada de coisas lindas...enfim...
- Tags
- artesanato
- daniela simão