As doenças e os animais
Jéssica FerrariOs animais abandonados estão sujeitos a uma série de doenças, que segundo o médico veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Junior, podem afetar não só a própria saúde do bicho, como a saúde dos homens. As conhecidas zoonoses. “Em relação aos cães, a zoonose de maior preocupação para a saúde publica é a raiva”, afirma.
Porém, outras doenças também são alarmantes como a Leishmaniose, a Escabiose (sarna), Giardíase, Micoses, Brucelose e Ancilostomose (bicho geográfico). A leptospirose também é uma zoonose de grande importância e está associada aos roedores.
“Além de todas as zoonoses, os animais abandonados se reproduzem descontroladamente, o que é uma ameaça a saúde pública”, alerta Aldo. Por esse motivo, Castanheira chama a atenção para a importância da castração e das vacinas oferecidas pela Zoonoses. Em 2010, o Centro castrou 1.722 bichos e realizou vários atendimentos. “Nós oferecemos um Posto de Atendimento Gratuito de Animais, para as pessoas de baixa renda dentro do próprio Centro, que realiza atendimento clínico e prescrição de medicamentos”.
Segundo Aldo, o maior problema dos abandonos é o custo ao bolso do contribuinte para consertar os problemas causados pela superpopulação animal. "Dinheiro este, que poderia ter outro destino, caso as pessoas fossem mais conscientes em relação aos bichos", encerra.