Cultura

Publicado: Quarta-feira, 4 de maio de 2011

Daisy Lupi Fávero

Filha caçula de Ida e Ernesto, nasceu no dia 02 de Outubro de 1930, em Itu (SP). Companheira de seu pai nas idas à Associação Atlética Ituana, da qual ele era Presidente, aproveitava o tempo para aprender a andar de bicicleta na pista de atletismo, com o auxilio do seu primo Nelson. Bicicleta tornou-se seu passa-tempo favorito enquanto cursava o Primário no Externato São José, embora seu irmão Darcy “roubasse” parte do seu tempo de lazer para que, com ele, jogasse futebol de botão. Como irmã mais nova, não podia escolher o Palmeiras (time de coração de toda a Família Fávero) e jogava sempre com os botões do São Paulo Futebol Clube, do qual passou a ser torcedora e, mais tarde, influenciou muitos de seus sobrinhos.

Durante o Ginásio, em companhia de suas amigas, costumava freqüentar as sessões vespertinas dominicais do Cine Central. Mudou-se com seus pais para são Paulo, onde realizou seus estudos do Cruso Científico no Colégio Batista Brasileiro, no Bairro de Perdizes. Sob o estímulo do seu tio Flamínio Fávero, um dos idealizadores do Conselho de Medicina e CRM 001, se formou em Medicina na primeira turma da Faculdade de Medicina de Sorocaba, tornando-se a primeira mulher médica de Itu.

Inicialmente atuou como médica sanitarista e especialista em Ginecologia e Obstetrícia no Posto de Saúde, visitando todos os bairros da cidade e atuando, incansavelmente, nas campanhas de vacinação, muitas vezes levando, os primeiros ensinamentos de medicina preventiva à parte da população ituana. Seu amor pela Medicina e o forte laço afetivo com seus sobrinhos contribuíram fortemente para que dois deles seguissem seus passos. Orgulhosa por ter trabalhado no Hospital Nossa Senhora da Candelária, a convite do Dr. Emílio Chierighini, desde o seu inicio, hoje, com mais de 50 anos de formada, encontra com ex-clientes que relatam que seus filhos, que vieram ao mundo pelas mãos da “Dra Daisy”, já lhes deram lindos netos.

Comentários