Cultura

Publicado: Quarta-feira, 4 de maio de 2011

Décio Salvadori Junior

Crédito: Camila Bertolazzi / Itu.com.br Décio Salvadori Junior
Atualmente, chefia equipes de Hemodinâmica no Hospital Santa Paula, Hospital Santa Catarina e Hospital Beneficência Portuguesa, onde já realizou mais de 70.000 cateterismos cardíacos

Junior para os familiares e amigos mais próximos, nasceu em Itu – SP, em 26 de Abril de 1954. Fez seus cursos primário, ginasial e colegial no Instituto de Educação Regente Feijó. Nessa escola fez também parte da fanfarra sob a batuta do Prof. Alcides Scalet, e foi jogador de futebol de salão, inicialmente do Sacizinho e depois do Saci, ambos sob a orientação do técnico José Carlos Arruda. Durante sua juventude, no auge da era “Beatles”, Décio Jr., um fã dos rapazes de Liverpool, formou um conjunto musical, no qual era guitarrista, e animava várias festinha. Aos 18 anos saiu de Itu para fazer seu curso superior na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, tendo colado grau em 1978, quando recebeu o prêmio Sinhá Junqueira por ter concluído o curso com a média mais alta.

Foi em Ribeirão Preto, também que Décio Jr. trocou o futebol de salão pelo tênis de campo, e defendendo sua escola na Intermed, conquistou várias medalhas. Deixando para trás sua vida acadêmica, Décio foi para são Paulo para fazer sua Residência Médica e ampliar seus horizontes dentro da carreira. Após se especializar em cardiologia, direcionou suas atividades médicas para a área de Hemodinâmica. Foi também em São Paulo que Décio conheceu Vera Raquel, com quem se casou em 1982 e com quem tem dois filhos, Fernanda e Felipe.

Atualmente, chefia equipes de Hemodinâmica no Hospital Santa Paula, Hospital Santa Catarina e Hospital Beneficência Portuguesa, onde já realizou mais de 70.000 cateterismos cardíacos. Sendo proprietário junto com seu irmão Ricardo e outros colegas, da Clínica São Paulo Cor, atende inúmeros ituanos que vão para lá para se consultar com seu conterrâneo. Décio fez uma carreira de sucesso. Realizou vários cursos de especialização nos Estados Unidos, França, Holanda e Itália, publicou inúmeros trabalhos em revistas científicas internacionais e tem participação ativa nas mais proeminentes Sociedades Médicas Brasileiras, além de vários prêmios e homenagens recebidos por serviços prestados à sociedade. Tem especial apreço pelo título de Doutor Honoris Causa na Área de Medicina, concedido no ano de 2000 pelo Instituto Superior de Educação e Cultura e pela Comenda Louis Pasteur, concedida em 1995 pela Sociedade Nacional do Mérito Cívico.

Cidadão Cosmopolita, “ganhou o mundo” graças a profissão que abraçou, mas é da cidade de Itu onde nasceu e se criou, que Junior guarda as melhores recordações de sua infância e é para onde vai nos feriados e finais de semana com a alegria do filho que à casa torna.

Comentários