Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Entrevista com nutricionista Gisele Bertone Bussaglia

Entrevista com nutricionista Gisele Bertone Bussaglia

- Limão e abacaxi realmente ajudam a eliminar barriga?

Não há evidência científica alguma que o limão e o abacaxi possam atuar no processo de perda de gordura localizada, como na barriga, por exemplo. Essas frutas são ricas em vitamina C, trazem diversos benefícios para a saúde dos indivíduos e possuem substâncias que auxiliam na digestão.

- Todo alimento pouco calórico é saudável?

Alimentos com baixa quantidade de calorias nem sempre significam que seja saudável. É preciso observar a intenção de incluir certos tipos de alimentos em uma dieta para que não haja comprometimento na saúde. Na intenção de perda de peso, esses alimentos são recomendados, porém, calculados e planejados de forma personalizada, de acordo com as necessidades do indivíduo.

- Suco de beterraba acaba com anemia?

A anemia ferropriva é uma doença caracterizada pela deficiência de ferro no corpo causada pela má absorção deste, entre outras manifestações. A beterraba não é um alimento que contém quantidades significativas de ferro e nem é recomendado para o tratamento da anemia por conter oxalato, substância que inibe a absorção do mineral. Já a folha da beterraba é considerada boa fonte de ferro. Em casos de anemia ferropriva é mais recomendado a ingestão de carnes, vísceras, ovos, feijão, verduras verde escuras, frutas cítricas para facilitar a absorção.

- A carne vermelha é essencial para uma criança crescer saudável?

A carne vermelha é um alimento considerado de alto valor biológico, o que significa que é um alimento rico em proteínas necessárias ao organismo. A criança requer alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais para seu crescimento sadio e a carne, tanto a vermelha quanto a branca, é somente mais um alimento que compõem essa lista. A carne é um alimento que, assim como arroz, feijão, ovos, verduras, legumes e frutas, deve ser oferecido diariamente e de forma equilibrada de acordo com as necessidades diárias de cada um. Ainda há muitos estudos que analisam a carne e seus benefícios á saúde humana, mas não é um consenso e algumas vezes o resultado é que a carne é vilã, outros resultados já a mostram como a melhor fonte de proteínas. O importante é o bom senso e a moderação.

- É verdade que alimentos duros e crus ajudam a desenvolver a musculatura da boca?

Sim. Alimentos rígidos requerem mastigação, que desencadeia movimentos no maxilar, favorecendo o desenvolvimento e fortalecimento da musculatura facial, trazendo benefícios á respiração, sucção, deglutição e fala.

Comentários