Projeto Nana Nenê auxilia no aumento de aleitamento materno
Vitória Caleffo
O Projeto "Nana Nenê" desenvolvido pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde que existe há dezesseis anos, também é outra iniciativa que tem como objetivo aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo, além de contribuir para a diminuição da mortalidade infantil na cidade.
O "Nana Nenê" começa os seus trabalhos já na maternidade, com visita hospitalar à mãe e seu recém-nascido, dando orientações sobre amamentação e a entrega de cartilha informativa. O projeto dá segmento ao suporte fazendo contato telefônico a todas as mães na primeira semana após a alta da maternidade, a fim de verificar as condições da mulher e do bebê.
Além disso, os cuidados ainda continuam por meio da visita domiciliar, visando apoiar e incentivar a amamentação; atendimento ambulatorial dos casos com dificuldades para a amamentação e retornos programados; reuniões quinzenais para discussão de casos e avaliação de rotinas; ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com gestantes.
Somente entre janeiro a abril deste ano, o "Nana Nenê" realizou 606 visitas hospitalares, 428 abordagens telefônicas e 209 visitas domiciliares.
Fora todas as ações colocadas em prática pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto "Nana Nenê" ainda oferece desde o ano passado, um diferencial em relação a projetos semelhantes em outros municípios: a aplicação de laser na prevenção e tratamento de fissura mamária durante o período de aleitamento.
De janeiro a maio deste ano, já foram realizados 85 atendimentos desse tratamento. A aplicação, que é realizada por uma fisioterapeuta, ajuda na cicatrização, alivia a dor, diminui o sangramento, estimula infecções e fortalece o sistema de defesa do organismo. Isso só faz com que a mulher possa cuidar do seio para que sua amamentação seja um ato ainda mais saudável e tranquilo, tanto para ela como para o bebê.