Publicado: Domingo, 16 de abril de 2006
Itu entra para o Ranking Brasil
Itu é a cidade do evento folclórico mais antigo do país.
Camila BertolazziO município de Itu entrou para o Ranking Brasil como a cidade do evento folclórico mais antigo do país. A cerimônia aconteceu na praça Padre Miguel, em frente à igreja matriz, no dia 16 de abril.
São 129 anos comprovados do Estouro do Judas, que teve início em 1877 com o português Joaquim Corneta e desde então, quase dez homens já foram responsáveis pela criação do boneco e por toda a organização.
O estouro do Judas e do diabo, que durou aproximadamente 15 minutos e contou com a presença de mais de 2500 espectadores, segundo a Secretaria da Estância Turística de Itu, foi posterior a explosão de 175 bombas que variaram entre grandes e pequenas, 14 foguetes com 3 tiros de canhão, 12 apitos e 300 metros de estopim.
Para ser aceito no Ranking foi preciso a apresentação dos documentos encontrados, declarações, fitas e fotos. O certificado concedido pelo Ranking Brasil, o livro dos Recordes Brasileiros, foi entregue ao prefeito Herculano Passos Júnior, a Milton Veronessi, atual responsável pela confecção do boneco e a Zico Gandra, que de 1947 a 2003 foi o organizador do evento.
O estouro do Judas é uma das festividades da Semana Santa de Itu. A cidade, conhecida como a Roma brasileira tem aproximadamente 85 igrejas divididas entre as zonas rural e urbana. “Este ano Itu tentou resgatar algumas tradições antigas como a participação da Associação Cultural de Vozes de Itu apresentando algumas peças compostas por mestres ituanos no século XIX”. – afirma Luiz Roberto de Francisco, organizador das cerimônias religiosas da Paixão de Cristo.
Mesmo com a recente divulgação dos estudos sobre a autenticidade da história de Judas, na qual Jesus teria pedido a Judas que o traísse para que pudesse cumprir sua missão de salvar a humanidade, o apóstolo continua sendo símbolo de traição e, como tal, merecedor de todos os castigos.
- Tags
- judas
Comentários