Publicado: Quinta-feira, 26 de abril de 2007
O que é mais importante na educação brasileira?
Deborah Dubner
Resgatar valores, que ficaram perdidos no passado, quando a educação passou a formar simplesmente para o trabalho. Sempre falamos em Ética, mas onde ela ficou? Trancada no armário dos professores ou nos livros que não mais são utilizados.(Esmeralda Macedo Serpa, coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade do Ceunsp e do Centro Paula Souza).
O sistema educacional brasileiro é muito falho. Há uma bela teoria e uma prática que não tem nada a ver com a mesma. O mais importante é trazer a prática para a escola, para realmente transformar. (Maria Rita G. Pascale, Diretora Geral do Colégio Almeida Júnior – Itu)
A educação deve incentivar o diálogo com a comunidade em que está inserida; as questões locais socioambientais devem ser levantadas e compartilhadas; a escola deve ter uma ambiente atraente, com jardim, experimentos de reuso da água, energia solar, separação de recicláveis e alimentação saudável; as aulas devem ser reinventadas, por exemplo, o professor pode usar o meio ambiente como cenário das disciplinas; a cultura digital deve ser incluída na educação; os alunos devem ser motivados a respeitar o professor; os ensinamentos de Paulo Freire devem ser revisitados; os professores devem ser incentivados a ficar por mais tempo na mesma escola, evitando a rotatividade.
(Patricia Otero, colunista do site www.itu.com.br – Educadora Ambiental, coodenadora de projetos da ong 5 Elementos e secretária Municipal de Meio Ambiente)
O incentivo ao estudo, as melhorias nas condições das escolas da rede pública e a valorização da profissão de educador. (Flávia Vieira Nunes, Professora de Biologia e Ciências no Colégio Cidade de Itu – Anglo)
Creio que o mais importante a se destacar quanto à Educação em nosso país seja o comportamento do brasileiro em relação a ela. Parece que finalmente a maioria de nós se conscientizou que a Educação é o único caminho garantido para uma qualidade de vida melhor, principalmente no que se refere à inserção no mercado de trabalho. Milhões de brasileiros tomaram a iniciativa de entrar em universidades ou supletivos, iniciando ou retomando sua formação escolar. Hoje a maioria de nós tem certeza de que somente com uma educação de qualidade poderemos tornar o Brasil um lugar melhor, pois temos exemplos de outros países que viram nisso o segredo para um maior desenvolvimento. Embora tal consciência coletiva ainda não consiga resultar numa resposta apropriada do Estado como um todo, trata-se de questão importante que vai se firmando como cada vez mais essencial na sociedade brasileira. (Salathiel de Souza, colunista do site www.itu.com.br - jornalista)
O mais importante na educação é a formação integral do aluno, a preparação do cidadão pleno, capaz de resolver problemas, preparando para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho, enfim, um indivíduo feliz. (Célia Werner Rodrigues Barsotti, diretora do Colégio Integrado Monteiro Lobato)
A Educação é um processo de descoberta do mundo, aprendizado da cultura e formação do ser humano que começa em casa, com a família, tem continuidade na escola, na universidade, no trabalho, ela não se esgota, pois sempre se pode aprender, sempre é possível conhecer, mudar de opinião, enfim, melhorar a si mesmo enquanto pessoa. Com as mudanças circunstanciais na organização da sociedade, a mudança na constituição da família, influência da mídia sobre a questão dos valores, a Educação na escola se tornou imperativa de diversos outros aprendizados que cabiam à outros setores da sociedade. (Luis Roberto de Francisco, colunista do site Itu.com.br e Regente do Coral Vozes de Itu)
Hoje, no Brasil, o mais importante é ampliar o acesso da população à educação em todos os níveis e melhorar substancialmente a qualidade da educação brasileira.(Rubens Pantano Filho, colunista do site www.itu.com.br)
Hoje, no Brasil, o mais importante é ampliar o acesso da população à educação em todos os níveis e melhorar substancialmente a qualidade da educação brasileira.(Rubens Pantano Filho, colunista do site www.itu.com.br)
- Tags
- educação
Comentários