Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 9 de maio de 2007

Entrevista com Padre João Benedito

Crédito: Arquivo Diocese de Jundiaí Entrevista com Padre João Benedito
O Vigário participará da Romaria até o Campo de Marte
O Padre João Benedito é Vigário Episcopal da Diocese de Jundiaí. O Vigário é o assessor direto do Bispo Dom Gil Antônio e pode exercer a função na sua ausência.

As igrejas de Itu estão preparando algo especial para a vinda do Papa ao Brasil?
Estamos programando uma Romaria para a missa que será celebrada no Campo de Marte às 9h. Devemos sair da cidade à meia noite e partir todos juntos para a missa.

Qual a importância para a igreja católica ituana o título “Roma Brasileira”?
Para a Igreja, este título é o maior e mais bonito possível. Através dele a Igreja Católica ituana é reconhecida e estimada.

O que pode ser feito pelo turismo religioso e quais são as principais dificuldades?
Acredito que os guias de turismo poderiam ser melhores treinados pelos padres, ou até mesmo, cada igreja possuir seu próprio guia bem preparado sobre toda a história e infra-estrutura das igrejas.

Uma das grandes dificuldades para manter o turismo religioso é esta falta de informação para os turistas que, poderiam chegar na cidade e conhecer toda sua história incluindo a importância de todas as igrejas da “Roma Brasileira”.

Por que houve um decréscimo do turismo religioso em Itu?
A maioria das nossas belas igrejas está com sua estrutura comprometida, as igrejas foram tombadas pelo Patrimônio Histórico, de modo que as reformas não podem ser realizadas apenas pela Prefeitura. Precisam ter a orientação de arquitetos especializados.

Existe uma grande diferença entre igreja antiga e igreja mal conservada . As igrejas da cidade estão se tornando mal conservadas, por isso estão sendo esquecidas.

Uma mensagem para os jovens ituanos que encontrarão com Bento XVI.
Os jovens levam o abraço de toda a comunidade. Neste encontro os jovens representarão cada pessoa, homens, mulheres, crianças e idosos. A responsabilidade de levar o nome da cidade é grande e esta é uma missão de fé e carinho. Espero que todos se sintam muito bem acolhidos pelo Papa Bento XVI e que o encontro traga esperança e alegria a todos.
Comentários