Publicado: Segunda-feira, 18 de junho de 2007
Neca Setúbal
Camila BertolazziMaria Alice Setúbal nasceu na cidade de São Paulo, formou-se em Sociologia, fez mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Psicologia da Educação. Foi professora na Universidade Mackenzie e consultora do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura da Universidade de São Paulo. Atuou como consultora do UNICEF – na área educacional para a América Latina e Caribe.
Desde 1988 exerce a função de Diretora-Presidente do CENPEC, onde coordenou diversos estudos e projetos de pesquisa na área de educação e políticas públicas, desenvolvendo projetos destinados a dar suporte a professores da Rede Pública de Educação, no fortalecimento dos espaços da comunidade como pólos de aprendizagem e na inclusão social através de práticas culturais que valorizam o saber popular.
Em 2005 criou, juntamente com sua família, a Fundação Tide Setubal, que desenvolve trabalhos sociais na periferia de São Paulo. É conselheira da Fundação Care Brasil e do Instituto Akatu. Autora de diversos artigos e livros, Maria Alice participa de fóruns, seminários e congressos nacionais e internacionais na área de Educação. Ações Comunitárias e Cultura Popular. É vice-presidente da Associação Cultural Vozes de Itu.
Em 2000 dá início a restauração da Fazenda Japão, retomando o nome de Fazenda Capoava e transformando-a em uma dos mais destacados empreendimentos de turismo. Por sua iniciativa nasce a Prótur – Associação Pró Desenvolvimento do Turismo de Itu, em 2003.
Idealizou e coordenou o Projeto Terra Paulista, com três volumes de ensaios sobre a formação da identidade paulista, transformados em dez livros paradidáticos, jogos educativos e vídeos distribuídos gratuitamente a mais de mil escolas públicas do Estado.
O Projeto Terra Paulista contempla a arte, os costumes e a história do Estado de São Paulo. Ao abordar a região do Vale Médio do Tietê, o projeto destaca a importância de Itu na formação da identidade paulista, mostrando nos textos e documentários aspectos da tradição cultural ituana. O lançamento dos livros contou com a participação do Coral Vozes de Itu, aplaudido em pé pelas mais de 500 pessoas presentes no teatro do Sesc Pompéia, em São Paulo e premiado com Troféu Jaboti, em 2005.
- Tags
- neca setúbal
Comentários