Publicado: Quarta-feira, 18 de junho de 2008
Estudantes de Itu adubam plantas do mega plantio
Cerca de 500 adolescentes participaram dessa ação.
Camila BertolazziAlunos dos Colégios Integral, Monteiro Lobato e Sistema Etapa visitaram nessa quarta-feira, dia 18 de junho, a área próxima ao Quartel de Itu, onde 4.400 mudas do total de 30.550 foram plantadas em 27 de fevereiro. O objetivo do passeio foi atingido, e todas as plantas receberam adubo especial para que não sofram com a estação fria e tenham forças para crescer.
O composto químico utilizado é uma mistura de Nitrogênio e Fósforo, nutrientes indicados para o crescimento e o fortalecimento das mudas. Segundo a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Gestão Ambiental da Prefeitura de Itu, Elizabeth Brandão, antes de adubarem, os jovens foram orientados sobre a importância do adubo para o solo e as plantas.
“O adubo é muito importante, mas em excesso pode até matar”, explica Elizabeth. Ela ainda esclarece que o ideal é colocar de 45 a 50 gramas por muda durante várias vezes no ano. De acordo com a coordenadora, outras duas adubações já estão programadas, uma em setembro e a outra em fevereiro de 2009, quando o mega evento completa uma ano.
Antes dos alunos adubarem o local, 400 mudas precisaram ser repostas por não terem vingado devido à proximidade com as áreas alagadas, e foram substituídas por outras adequadas ao local, como Sangra D’ Água, Pau Viola, Ingá e Aroeira Pimenteira. Foi registrada a perda de 1% das mudas plantadas pelo projeto "Itu Pela Vida - Plante Essa Idéia". O engenheiro agrônomo Luiz Carlos Mazini – que escreveu para o Opinião do itu.com.br - afirmou que a perda considerada aceitável para um plantio dessa proporção é de 10% a 15%.
Leia também:
Comentários