Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 10 de julho de 2007

Romaria Itu-Pirapora reuniu mais de 500 pessoas

Esta foi a 41ª Romaria dos ituanos.

Crédito: Carlos Cabral Romaria Itu-Pirapora reuniu mais de 500 pessoas
Romaria Itu/Pirapora: família e religiosidade
Acordar cedinho, tomar um café bem quente e se agasalhar. Pegar o cavalo, ou mula, ou então preparar a charrete, e partir para o ponto de encontro, onde centenas de cavaleiros e amazonas se reúnem e partem com destino à cidade de Pirapora do Bom Jesus. Muitos ituanos têm esta rotina todo segundo sábado do mês de julho há 41 anos, desde a realização da primeira Romaria Itu/Pirapora.
 
Nos dias 7 e 8 de julho, seguindo a tradição, ocorreu a 41ª Romaria de Itu a Pirapora, organizada pela Associação dos Romeiros de Itu, com a participação de cerca de 500 ituanos, entre cavaleiros, amazonas, charretes, bicicletas, motos e carros.
 
Os romeiros saíram logo cedo, da ponte da Estrada Parque, em frente ao Condomínio Santo Antônio, seguindo para a gruta da Glória, limite entre as cidades de Itu e Cabreúva. Depois, seguiram rumo ao Santuário de Bom Jesus de Pirapora.
 
No meio do percurso os romeiros pararam no ponto de almoço, um lugar reservado pela Associação dos Romeiros para uma confraternização entre os participantes e seus familiares. Embora sejam vendidas várias opções de churrasco, lanches e bebidas, muitos preferiram levar comida de casa.
 
À noite, a dupla sertaneja Cleber & Paulinho se apresentou no centro de Pirapora.
 
A chegada em Itu ocorreu na tarde de domingo e, assim como nos outros anos, o Padre Renilton abençoou todos os cavalos e as pessoas que participaram da Romaria.
Comentários