Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Fanfarra da Escola Cesário Mota

Alexandre Pazinatto, instrutor da Escola Cesário Mota, ensaia fanfarras há 20 anos. Já foi instrutor da fanfarra das escolas Cícero, Berreta, Padre Bento, Junqueira e Convenção.

O instrutor diz que gosta muito do que faz. “Ensaiar fanfarras é uma coisa de amor mesmo, pois não recebo nada, é só o prazer de ensinar música aos mais jovens”.
 
Na opinião de Alexandre, o número de escolas que possuem fanfarras diminuiu pela falta de apoio. “Acredito que se a Prefeitura der mais apoio para as escolas municipais e o estado para as escolas estaduais, as coisas melhorariam muito”, afirma, “Na maioria das escolas falta instrumentos e os que existem são muito velhos e precisam de reparos”.

Alexandre acredita que os instrutores também precisam de mais preparo para ensaiar as escolas, já que é uma grande responsabilidade.

A rivalidade entre as escolas, na opinião do instrutor, ainda existe. “A troca constante de instrutores acaba gerando uma certa disputa entre as escolas. No mês de novembro, existe uma competição de fanfarras na cidade de Porto Feliz e nesse evento nota-se a rivalidade”, completa Alexandre.
 
Alexandre também é músico, toca bateria, piston, violão e outros instrumentos, o que facilita a criação de novos toques para o repertório da fanfarra.
Comentários