Publicado: Quinta-feira, 18 de setembro de 2008
21 de Setembro - Dia Internacional da Paz
Aproveite o dia para gerar paz ao seu redor!
Deborah Dubner21 de Setembro é proclamado pela ONU como sendo um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. Neste dia, comemora-se também, no Brasil, o Dia da Árvore. Paz e árvore são duas palavras que remetem a muita reflexão, e que combinam perfeitamente juntas.
Os povos de todo o mundo são chamados para refletir e agir no Dia Internacional da Paz, num mundo cada vez mais caótico e instável, marcado por profundas injustiças sociais e sob o signo da guerra. Nações, povos de diferentes origens e culturas, religiões e filosofias de vida diversas se irmanam na busca pela paz, quando se entende que nenhum caminho é superior a outro.
Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pax = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido por muitas organizações.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, a ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo.
A equipe do www.itu.com.br levantou algumas frases sobre a paz para ajudar nossos leitores a refletir sobre este tema. No entanto, falar, ler e discutir é apenas o inicio do caminho.
Outra forma inspiradora de sentir a paz é através de imagens do cotidiano, que muitas vezes podem passar desapercebidas. Mas não para o fotógrafo ituano Juca Ferreira, que com sua sensibilidade e técnica, registra imagens de paz no seu dia a dia. Confira!
A verdadeira paz só será alcançada quando cada um conseguir gerar paz dentro de si e para todas as suas relações. Atitude é fundamental.
leia também:
>> A cultura da não-violência, por Valdomiro Carezia
Comentários