Turismo

Publicado: Sábado, 29 de setembro de 2007

Prótur implanta contribuição para o turismo

O valor arrecadado será utilizado para desenvolver o setor

Prótur implanta contribuição para o turismo
A PRÓTUR criou um folheto explicativo, no qual apresenta os objetivos e o destino da verba
A Associação Pró-Turismo de Itu (PRÓTUR), depois de acompanhar o trabalho de algumas entidades em outros municípios com perfil turístico, iniciou a implantação da “Taxa para Desenvolvimento do Turismo” (TDT). Esta prática é reconhecida e utilizada por inúmeras cidades de todo o mundo, sendo uma importante fonte de recursos para promoção das localidades turísticas.

Como funciona?
Quem paga a TDT é o turista que se hospeda nos hotéis, campings ou fazendas de Itu. Esta taxa é opcional. Normalmente, é cobrada por pessoa, no check out, junto à fatura. Trata-se de uma contribuição simbólica, que em Itu está variando de R$1,00 a 1,20 por diária, conforme o local. No final de cada mês, o empreendimento repassa integralmente à Prótur o valor arrecadado.
Para que empresários e turistas possam entender a mecânica da TDT, a PRÓTUR criou um folheto explicativo, no qual apresenta os objetivos e o destino da verba. “A utilização do mesmo se dá na melhoria do atendimento aos visitantes desta cidade, na elaboração de filipetas dos pontos turísticos, guias e mapas do município, manutenção do trailer de informações, entre outros”, aponta o informativo.

Quais os benefícios?
O valor arrecadado é utilizado para investir em projetos relacionados ao turismo, como, por exemplo, melhorar a infra-estrutura turística (mapas, guias, folders, treinamentos, pesquisas, promoções etc), além de investir na divulgação dos municípios e na captação de eventos. Isso aumenta a demanda de turistas e traz desenvolvimento para a cidade.

Quando começa?
Já começou! No início deste ano, alguns empreendimentos associados à Prótur (Fazenda Capoava e Camping das Pedras) se prontificaram a testar a implementação. Passado alguns meses, o projeto ganhou maturidade e deve ser ampliado gradualmente nos meios de hospedagem ituanos. A experiência já traz resultados. A primeira quantia arrecadada pelos empreendimentos participantes deverá ser utilizada para produzir novos mapas rurais, que a PRÓTUR organiza há alguns anos.
Comentários