Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 9 de outubro de 2007

Por que falta água em Itu?

Conheça o assunto em profundidade.

Crédito: Camila Bertolazzi/ www.itu.com.br Por que falta água em Itu?
Praticamente nenhuma cidade está passando por racionamento, afirma o Prof. Murilo Rodrigues
Privilegiada pela natureza, Itu é uma terra dotada de fazendas, rios, lagos e Mata Atlântica. Mesmo assim, é comum faltar água na cidade. Sabemos que esse problema é mundial e tende a se agravar, caso as pessoas não saiam de sua zona de conforto e efetivamente atuem com base em uma nova consciência.
 
No entanto, o caso da falta de água em Itu não pode apenas ser explicado pela falta de chuvas. Há outros fatores que influenciam a “seca” na cidade.
 
O tema é polêmico e vital. Afinal, falar em água é falar em sobrevivência. Na última quinta-feira, dia 04 de outubro, foi dado o primeiro passo em direção a uma possível grande mudança: a assinatura do contrato de concessão do SAAE à iniciativa privada. Saiba mais sobre esse assunto!
 
Nossa equipe conversou com profissionais que atuam direta ou indiretamente com a questão da água. Entre os entrevistados, é consenso geral que o desperdício é um dos principais vilões do problema. Mas outros assuntos são também levantados.
 
Você sabia, por exemplo, que uma cidade considerada “normal” capta 190L por habitante/dia e que Itu capta 487L por habitante/dia? Esses dados fazem parte de uma pesquisa em profundidade, feita pelo geólogo ituano Murilo Rogério Rodrigues, Pós-Graduado em Geografia Física, Climatologia e Hidrologia pela USP, que afirma ter encontrado a verdadeira causa do constante racionamento de água em Itu. Leia a entrevista exclusiva com o especialista e saiba detalhes impressionantes sobre a falta de água em Itu.
 
Para a coordenadora da Rede das Águas, Malu Ribeiro, um dos grandes problemas é que a água da chuva não é bem aproveitada. Leia sua opinião sobre esse assunto!
 
Problemas com a gestão da água, políticas públicas e falta de obras: esses sãoalguns dos problemas apontados por Walkiria Mª S. Vecchi Leis, diretora da ETE Martinho di Ciero (Escola Agrícola). Leia o que ela tem a dizer sobre o assunto!
 
E enquanto nada se resolve, veja os bairros de Itu que estão sofrendo com o racionamento de água e as informações fornecidas pelo SAAE.
 
Como os moradores de Itu estão vivendo a falta de água? Leia seus depoimentos!
 
Opine, pergunte, escreva seus comentários, traga mais informações. Nosso intuito com essa reportagem é trazer consciência para gerar ATITUDE. de todos, e para todos. O nosso planeta agradece!
 
Comentários